O Boticário Egeo ©Boticário
O Boticário Egeo ©Boticário

Perfumes criados com inteligência artificial? São os novos Egeo On You e Egeo On Me do Boticário

Chegam a 21 de Janeiro a todas as lojas do Boticário. Os perfumes Egeo On You e Egeo On Me são inspirados nos millenials e os primeiros da marca a serem criados com recurso a… inteligência artificial.

A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias que tem vindo a ser mais falada nos últimos anos, aplicada nos mais diversos sectores da sociedade – basicamente, o que a IA faz é tomar decisões ou fazer análises o mais semelhantes possível com as de um ser humano.

Por exemplo, um dos mais recentes artigos que escrevemos sobre inteligência artificial dava conta do uso desta tecnologia na app de trotinetas da Circ para, com a ajuda da câmara, perceber se os utilizadores têm capacete. O objectivo é aplicar um desconto, caso isto se verifique.

Fragrâncias do Boticário feitas pela deusa do perfume

Mas, será que a IA também pode, além da tomada de decisões, servir para criar produtos como se de uma pessoa se tratasse? Para a marca de cosmética O Boticário, sim. E os primeiros resultados estão à vista: são os novos perfumes Egeo On e Egeo You.

Estas são as «primeiras fragrâncias do mundo criadas com inteligência artificial» e chegam agora a Portugal depois de já terem sido lançados no Brasil em Junho de 2019, pela altura do Dia dos Namorados, que se celebra no país no dia 12 desse mês.

Para criar estes dois perfumes, o Boticário pediu ajuda à Symrise (uma empresa alemã especialista na criação de fragrâncias e sabores) que usou uma IA chamada Philyra (a deusa grega do perfume) para fazer estes dois perfumes.

Philyra usou estatísticas e 1,7 milhões de fórmulas

Segundo o site Consumidor Moderno, a Philyra conseguiu criar os perfumes para o Boticário em apenas um ano (normalmente, são necessários quatro anos) com recurso a uma base de dados com 1,7 milhões de fórmulas. Além disso, a Philyra cruzou ainda dados estatísticos para criar os perfumes, como o «número de vendas divididos por países e faixas etárias».

De acordo com a IBM, a empresa que desenvolveu a Philyra, o processo não deixou totalmente de parte a intervenção humana: «As fórmulas iniciais sugeridas pelo sistema foram minimamente ajustadas por um mestre perfumista [David Apel] para enfatizar uma certa nota de fragrância e aprimorar o tempo de fixação na pele».

Perfumes Egeo on You e On Me custam 29,90 euros

«Amamos inovações e estamos sempre em busca de novidades que nos ajudem a criar experiências inesquecíveis. Para Egeo, procurámos criar uma alquimia perfeita entre o homem e a máquina, entre a arte e a ciência, para lançar as primeiras fragrâncias totalmente data driven arrematadas pela sensibilidade incomparável dos melhores mestres perfumistas», explica Alexandre Bouza, Head do Boticário.

Os resultados desta experiência que cruza tecnologia e criação de perfumes são os Egeo on You (homem) e On Me (mulher) que, tal como aconteceu no Brasil, vão ser promovidos em Portugal como as sugestões do Boticário para o Dia dos Namorados. Ambos têm frascos de 90 ml e custam 29,90 euros.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].