Afinal, a campanha 5G da NOS não é publicidade enganosa, diz a Associação da Auto Regulação Publicitária

5G NOS Publicidade
5G NOS Publicidade

A 11 de Novembro, o Júri de Ética Publicitária da Associação da Auto Regulação Publicitária (ARP) tinha dado razão a uma queixa da Meo sobre publicidade enganosa da NOS. Mas, agora, voltou atrás com a decisão.

Depois de a Meo ter feito uma queixa sobre a publicidade enganosa da NOS, que promete comunicações 5G quando, de facto, ainda não é possível ter acesso a esta rede, o Júri de Ética (JE) Publicitária da ARP deu razão às alegações da marca do grupo Altice.

A deliberação do júri foi considerar que havia mesmo evidências de uma «prática comercial enganosa» por parte da NOS, o que levou à ordem de suspensão da campanha 5G: «A sua divulgação deverá cessar de imediato e não deverá ser reposta, seja em que suporte for».

Júri da ARP autoriza anúncios 5G da NOS

O anúncio da NOS que dava nas TV (produzido pela Ministério dos Filmes e realizado por Marco Martins) tinha como banda sonora a música ‘Estou Além’ de António Variações e mostra várias situações onde as pessoas usam telecomunicações no dia-a-dia, principalmente para entretenimento.

Agora, e depois de um recurso feito pela NOS, este anúncio já pode voltar a ser transmitido na TV, se a operadora quiser. Isto acontece porque o Júri de Ética Publicitária considera que, afinal, «não se vislumbra minimamente qualquer falta ao dever de actuar com veracidade – a anunciante Nos disse estar pronta para o 5G e nada existe que coloque em causa a fidedignidade de tal afirmação».

Desta forma, a NOS volta a ficar autorizada para dar continuidade à sua campanha que promove o facto de estar preparada para a chegada deste novo protocolo de comunicações.

Vodafone e NOS já lançaram tarifários a pensar no 5G

A promessa do 5G não é para já, mas Portugal já foi palco de vários testes que demonstraram as capacidades desta futura norma de telecomunicações: NOS, Meo e Vodafone já o fizeram em Lisboa e a primeira operadora criou, mesmo, aquela que é a primeira cidade 5G do País – Matosinhos.

Já a prever as capacidades de comunicação mais rápidas do 5G, Vodafone e NOS lançaram tarifários sem limites de tráfego que já podem ser assinados pelos clientes, com preços, em ambos os casos de 39,99 e 44,99 euros (embora haja outros valores).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].