Dia Mundial do Insecto Comestível? Sim, existe, e a MyIced vai oferecer gelados na Nova SBE

MyIced TopBugs Insectos
MyIced TopBugs Insectos

Por esta altura deve estar a pensar – «estes gajos inventam tudo». Mas é mesmo verdade: o Dia Mundial do Insecto Comestível existe e vai ser tema de conferência na Nova SBE, em Carcavelos.

Não se sabe muito bem de onde veio a ideia, mas a verdade é que o dia existe e serve para assinalar uma dieta em que os insectos são uma das fontes principais de proteína.

O Dia Mundial do Insecto Comestível (26 de Outubro) vai ser assinalado pela Associação Portugal Insect com uma conferência na Universidade Nova School of Business and Economics (SBE), em Carcavelos, onde se vai promover esta opção… gastronómica.

Topping de insectos sem corantes ou conservantes

No evento, a MyIced vai estar a oferecer gelados com topping de insectos comestíveis, a «primeira experiência exótica» da marca que, segundo João Gouveia (gestor nacional), os serve sem «antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes, conservantes ou MSG [glutamato monossódico, um realçador de sabor]».

Antes de chegarem a ser topping de gelados da MyIced, os insectos são «desidratados através de um processo de liofilização: congelados sob vácuo e o gelo formado é volatilizado», descreve João Gouveia.

Gelados à tarde e jantar nos restaurantes Chakall

Durante uma tarde, a universidade vai receber oito intervenções sobre legislação, inovação, produção e aplicações culinárias de insectos comestíveis. O dia termina com um jantar nos restaurantes El Bulo e Refeitório do Senhor Abel, do chef Chakall.

O evento da Portugal Insect é de acesso gratuito, mas a inscrição é obrigatória: pode fazê-la aqui e o programa completo pode ser visto no site da Portugal Insect.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].