Continua a saga do Galaxy Fold pela Europa – mas Portugal ainda está fora do mapa da Samsung

Samsung Galaxy Fold Outubro
Samsung Galaxy Fold Outubro

Portugal continua de fora da lista de países onde o smartphone com ecrã dobrável da Samsung vai começar a ser vendido. O Galaxy Fold vai chegar a mais sete mercados, a meio de Outubro.

França, Reino Unido e Alemanha foram os primeiros países europeus a receber o Galaxy Fold e agora há mais sete na lista: Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Espanha, Suíça e Polónia.

Este telefone, que chegou a estar disponível para encomenda na Primavera de 2019, mas que, devido a problemas de construção foi retirado do mercado, ganhou uma nova vida depois do Verão.

Falhas de construção adiaram lançamento do Fold

A Samsung redesenhou algumas parte do smartphone e, aparentemente, a situação estará resolvida – lembre-se que alguns jornalistas que receberam o Galaxy Fold para teste viram o ecrã começar a funcionar mal e peças a soltarem-se.

O Fold começava a funcionar mal, a dobra ficava rapidamente vincada e houve casos em que peças se soltaram debaixo do ecrã e criavam altos no display. Muitos retiraram também uma película protectora do ecrã que não deveria ser removida.

Estas falhas de construção foram assumidas pela Samsung num comunicado, em Abril, e o Fold foi retirado das pré-vendas, quando devia chegar às lojas no dia 26 desse mês.

Samsung garante ter resolvido todos os problemas, mas…

«Depois de algum tempo a investigar e analisar detalhadamente o design do seu equipamento dobrável, a Samsung implementou as melhorias necessárias e submeteu o Galaxy Fold a testes rigorosos para avaliar as alterações realizadas», garantiu a marca em comunicado, na altura.

Entre as melhorias feitas ao Galaxy Fold está uma que foi um dos grandes problemas do equipamento original – a tal película protectora do ecrã que muitos descolaram, sem saber que era imprescindível para o funcionamento do smartphone.

«Durante os últimos meses, a Samsung aprimorou o Galaxy Fold para garantir que proporciona a melhor experiência possível, melhorando toda a experiência de utilização do consumidor, o design e a construção do próprio dispositivo», garante a marca coreana.

Ainda assim, a SquareTrade mostrou quem o smartphone dobrável da Samsung é especialmente frágil numa situação: em quedas; contudo, os testes festos por esta empresa de sguros mostra que o telemóvel pode ser dobrado cerca de 120 mil vezes (utilização típica correspondente a três anos) sem mostrar falhas.

Mas o Galaxy Fold vai, ou não, chegar a Portugal?

Se estava à espera de, num futuro próximo, encontrar o smartphone à venda em lojas nacionais, desengane-se: Portugal continua a ficar de fora dos mercados do “novo” Galaxy Fold e não há qualquer previsão de quando isto possa acontecer, embora seja natural que, algures em 2020, isto seja uma realidade.

O Galaxy Fold tem um ecrã exterior de 4,8 polegadas e outro, interior (o que se dobra), de 7,3 polegadas Super AMOLED. Neste telefone há ainda uma câmara principal de 16 e mais duas de 12 MP; o sensor frontal tem 10 MP. O sistema operativo é, claro, o Android, na sua versão mais recente, o 9.0 Pie, com a nova interface de utilizador da Samsung OneUI.

Este smartphone tem ainda uma versão 5G que só estará disponível na Suíça – os preços, eram os que já estavam mais ou menos alinhavados: 2000 euros para a versão base e 2100 para o Samsung Galaxy Fold 5G. A data de chegada aos novos sete países está marcada para 18 de Outubro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].