Surf Out Portugal regressa ao Estoril para a segunda edição e já tem datas em Setembro

Surf Out Portugal - Guy Kawasaki
Surf Out Portugal - Guy Kawasaki

O Surf Out Portugal vê a sua segunda edição confirmada para Setembro, mesmo na transição do Verão para o Outono. O festival volta a ocupar a Fiartil.

O Estoril vai continuar a ser o palco do Surf Out Portugal, um dos muitos festivais de surf que tem “apanhado” boas ondas em Portugal. Dentro do mesmo universo, já tivemos este ano o Portuguese Surf Film Festival (Ericeira) e o EuroSurf (Santa Cruz), além de outros eventos dedicados a este desporto.

Este ano, o Surf Out vai acontecer no fim-de-semana de 21 e 22 de Setembro e volta a levar à Feira Internacional de Artesanato do Estoril (Fiartil) uma «mostra de produtos, workshops, activações, música e debates sobre o sector», diz a organização.

O festival, que aconteceu pela primeira vez em 2018, quando os surfistas e irmãos Patrick e Salvador Stilwell concluíram que o desporto tinha crescido de tal forma que «merecia um evento para o mostrar e celebrar».

Nesta segunda edição estão confirmados alguns nomes de peso do mundo do surf, como Nicolau Von Rupp e Alex Botelho (especialistas em Ondas Grandes, tal como Rodrigo Koxa e Garrett McNamara) ou os shapers Johnny Cabianca (responsável pelas pranchas de Gabriel Medina, actual campeão da Liga Mundial de Surf), Nick Uricchio (Semente) e James Cheal (Chilli).

Estes shapers (ou seja, quem modela uma prancha de surf) vão fazer sessões ao vivo para os visitantes, num recinto que vai ainda ter a presença de mais de cinquenta marcas ligadas ao surf, food trucks e actuações de DJ.

O Surf Out Portugal 2019 recebe também as sessões de debate Surf Talks by Turismo de Portugal para conversar sobre a «importância de um cluster do surf, a coexistência entre as diferentes abordagens e estilos a modalidade, ou como pode este desporto ser visto como uma oportunidade de negócio», diz Salvador Stilwell.

A entrada no festival custa dois euros e as crianças com menos de doze anos não pagam. Esta edição do Surf Out Portugal estará aberta Sábado e Domingo das 12 às 22 horas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].