O mais recente lançamento da Samsung, o smartphone Galaxy Note 10, não tem uma ligação de 3,5 mm para usarmos com auscultadores convencionais. A Apple já tinha feito isto em 2017.
Na altura em que a Apple decidiu deixar de incluir uma porta jack de 3,5 mm para ligar auscultadores, as críticas não se fizeram esperar. Vários jornalistas a analistas, viram esta jogada da marca da maçã foi vista como um erro.
Como é óbvio, as empresas rivais também não perderam tempo e gozaram com o facto de o iPhone precisar de um dongle (um adaptador Lightning para jack 3,5 mm) para podermos ligar auscultadores tradicionais.
Pelo menos em dois vídeos (que pode ver aqui e aqui), a Samsung satirizava a decisão da Apple (durante a apresentação do S8 isto também aconteceu) e durante dois anos manteve todos os seus terminais com esta porta jack de 3,5 mm – até ontem.
Em dia de apresentação mundial do novo Galaxy Note 10 (que tem duas versões), ficámos a perceber que, afinal, este smartphone não traz jack de 3,5 mm e vem com um adaptador em tudo igual ao que a Apple inclui nos seus iPhones desde o modelo 7 – apenas muda o facto de ser USB-C (foto em baixo).
Não deixa de ser irónico que, mais uma vez, a Apple seja criticada ao início por se livrar de certas funcionalidades nos seus dispositivos (basta lembrar o que se disse quando o MacBook Air foi anunciado sem drive de CD) e, anos depois, empresas rivais sigam o mesmo caminho. O karma é lixado…