Pára tudo: a bola da Nívea está de volta às praias nacionais… mas não é bem onde está a pensar

Era um clássico dos anos setenta, oitenta e noventa: várias praias tinha uma bola nível no areal, que servia de ponto de encontro e de referência para várias pessoas. Agora, está de volta.

É uma das grandes referências visuais das praias portuguesas: durante anos, a Bola Nívea fazia parte de vários areais e acabou por se tornar um ícone da cultura popular.

A Bola Nívea Sun (cujo formato da estrutura se assemelhava a um balão de ar quente, com cesto) era uma forma de publicidade desta marca de cremes, bronzeadores e protectores solares que dominava os Verões e que acabou por ficar no imaginário de muitas pessoas.

Agora, quase trinta anos depois do auge, a Bola Nívea está de volta, mas numa versão mais ecológica: a marca usou lona 100% reciclável feita a partir de materiais reutilizados. Além disso, colocou-a sobre um Ecoponto feito a partir de meia tonelada de plástico, também reciclado

Esta nova ‘ecobola’ (criada em parceria com o Electrão) tem três metros de altura e dois de diâmetro, mas infelizmente, não vai poder ser vista por todo o País, nem nas praias de mar, como acontecia há trinta anos.

A nova Bola Nívea vai estar apenas em exposição na Praia Fluvial das Rocas, em Castanheira de Pêra, no concelho de Leiria. Para já não há planos para levar esta iniciativa a mais nenhuma praia nacional.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].