Wiko pisca o olho aos jovens com os novos low-cost View3: há bateria para dois dias e câmara tripla

Wiko View3 Lite Madrid
Wiko View3 Lite Madrid

A marca francesa Wiko organizou uma festa em Madrid para dar a conhecer a sua nova gama low-cost de smartphones. Os View3 têm ecrãs de seis polegadas e máquinas fotográficas com IA.

Fomos a Madrid e viemos de lá com três telefones no bolso. Bem, esta frase não é mesmo literal, mas resume o que se passou num bar/discoteca na capital espanhola que a Wiko reservou para mostrar os seus novos View3.

A Wiko aproveitou este evento para lançar, de forma oficial, os modelos View3 e View3 Pro e revelou ainda um terceiro membro desta família de smartphones de baixo custo: o View3 Lite. Todos têm Android Pie.

Primeiro, os modelos que já conhecíamos de Barcelona, uma vez que as Wiko já os tinha mostrado na feira de tecnologia Mobile World Congress deste ano. O destaque, em ambos os View3, é o ecrã de mais de seis polegadas, notech onde está a câmara frontal e uma câmara tripla com tecnologia de realidade aumentada.

No View3, o ecrã tem 6,26 polegadas e é FullHD+. Aqui, as câmaras traseiras tem 12, 13 e 2 MP, sendo que esta última tem uma tecnologia chamada ‘IA-Artistic Blur’ que, com recurso a inteligência artificial, consegue desfocar o plano de fundo para realçar objectos (ou pessoas) que estejam em primeiro plano.

Wiko Madrid View3

Esta é, aliás, uma técnica usada por vários smartphones Android: a multiplicidade de câmaras e os modos de desfoque de fundo (o chamado ‘Retrato’) é uma tendência a que as principais marcas de tecnologia já não fogem.

Já o View3 Pro, que é o smartphone mais potente desta linha, tem o maior ecrã da gama: 6,3 polegadas, além de, claro, ter um conjunto de máquinas fotográficas com sensores de maior qualidade: 12, 13 e 5 MP. A inteligência artificial marca igualmente presença e pode ser usada, por exemplo, com a app Google Lens, que sobrepõe informação-extra sobre a imagem real que está a ser captada pelo telemóvel.

A outra característica promovida pela Wiko durante a apresentação foi a capacidade de bateria destes dois modelos: ambos têm 4000 mAh e, segundo a empresa, podem ser usados durante dois dias sem precisarem de ser carregados.

Esta é, contudo, uma afirmação que só vamos poder confirmar quando tivermos oportunidade de testar um destes smartphones – para já achamos muito difícil que esta garantia seja real, com uma utilização intensiva dos View3.

Fotografia e bateria, assim como o tamanho do ecrã, são os trunfos que a marca lança para cativar os jovens. Aliás, o público adolescente é mesmo o target da gama View3 que, quer pelo design (que imita uma espécie de híbrido entre os Huawei e os iPhones), quer pelas características, pode encontrar fãs em utilizadores na faixa dos 15 a 17 anos.

A Wiko tinha prometido ainda apresentar um terceiro smartphone em Madrid: a novidade foi o View3 Lite, um modelo com especificações mais fracas que os seus irmãos, apesar de o ecrã não ser muito mais pequeno: 6,09 polegadas.

Aqui fica de fora uma terceira câmara (há apenas duas na traseira), o leitor de impressões digitais que está nos outros dois modelos e as capacidades de inteligência artificial dos sensores de imagem. Contudo, a Wiko mantém o mesmo claim da autonomia de dois dias, uma vez que bateria tem os mesmos 4000 mAh.

Wiko View3 Lite

Quanto a disponibilidade e preços, estes equipamentos devem chegar às lojas nacionais até final de Junho com preços entre os 150 e os 300 euros. A versão vais cara será a Pro, com uma combinação de memória e armazenamento de 6 e 128 GB (299 euros). Há ainda um View3 Pro com apenas 64 GB de espaço e 4 GB de memória por 249 euros.

O View3 dito normal vai ter apenas uma versão (64 GB de armazenamento e 3 GB de memória RAM), cujo preço recomendado será de 189 euros; finalmente, o Lite deve chegar a Portugal com um preço de 149 euros, contudo o valor oficial não foi confirmado pela Wiko.

Neste momento, a marca ainda está a analisar qual será o «valor mais adequado ao mercado nacional», disse ao TRENDY Barry Van Vuuren, gestor global de marketing de produto da Wiko. Certo é que a gama View3 vai mesmo ficar disponível em Portugal antes do Verão.


NOTA DE REDACÇÃO: o TRENDY viajou para Madrid a convite da Wiko.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].