Odisseia lança aplicação de realidade virtual para iOS e Android

Odisseia VR
Odisseia VR

A Odisseia tem uma nova app para smartphones que permite ver documentários de uma forma mais imersiva, ou seja, em realidade virtual. Mas, para isso, precisa de ter mais que um smartphone.

Para estender a experiência além da TV, o canal Odisseia lançou uma aplicação para smartphones (iOS e Android) que permite ver documentários quase como se estivéssemos dentro da acção.

Mas, para isso, não basta apenas ter um telemóvel e fazer o download da aplicação – quem quiser ver conteúdos desta forma tem de ter um suporte para colocar o smartphone, os chamados óculos de RV.

Estes óculos para usar com smartphones têm lentes que podem ser ajustadas à visão do utilizador e uma zona onde é possível encaixar o telemóvel. A Samsung tem uns chamados Gear VR (a partir de 59,90 euros, na foto de destaque), mas há outros feitos apenas em cartão, como os do projecto Google Cardboard, com preços a rondar os vinte euros.

Depois de ter os óculos onde possa colocar o smartphone, pode então começar a ver os conteúdos VR do Odisseia (o canal fala em mais de quarenta clips), em 360 graus.

Segundo o Odisseia, entre as experiências de realidade virtual está uma «descida pela caldeira de um vulcão, uma viagem ao interior do corpo humano, sentir a adrenalina que se vive durante un pit stop na Fórmula 1 ou fazer parte de um quadro do pintor Jheronymus Bosch».

Os clips em VR vão estar sempre relacionados com documentários que o Odisseia vai dar aos Sábados e Domingos, às 22:30, numa programação dedicada a este conceito.

Além destes quarenta clips e dos programas aos Sábados e Domingos, o Odisseia vai passar um documentário dedicado à realidade virtual no dia 26 de Maio, também às 22:30 que vai ser «complementado com quatro experiências VR exclusivas».

Na app vão aparecer, assim, quatro conteúdos especiais relacionados com o Barcelona Supercomputing Centre, o Grande Telescópio Canárias, o superpetroleiro da Navantia, e com o avião de combate Eurofighter.

O download da app Odisseia VR é gratuito, mas vai mesmo precisar de uns óculos compatíveis com o seu smartphone, para poder ver os conteúdos da melhor forma.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].