formula 1 bandeiras

O significado das bandeiras na Fórmula 1

por • 3 Fevereiro, 2014 • TendênciasComentários fechados em O significado das bandeiras na Fórmula 15361

Existem dez bandeiras na Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, que se usam em todas as provas para assinalar o final da corrida. Das outras nove, a maioria serve para evitar acidentes – aliás, foi para isso que as bandeiras apareceram. As primeiras foram a vermelha (parar) e a amarela (ter atenção, abrandar), que chegaram às pistas em 1899.

Quando a Fórmula 1 foi criada, em 1950, a sinalização já era muito parecida com a que existe actualmente e as únicas novidades foram a preta e branca e a preta com um círculo laranja, criadas em 1985.

Até à década de 70, a partida também era dada por uma bandeira com as cores do país-sede. Contudo, com a invenção dos semáforos ou luzes de partida, esta foi retirada. Hoje, num Grande Prémio prova há mais de 150 fiscais de pista – como são conhecidos “bandeiras”. Leia em baixo o significado de cada bandeira da Fórmula 1.

BANDEIRA F1 BRANCA
Na Fórmula 1 não significa ‘rendição’, como na guerra. Aqui, faz par com a azul, e avisa um piloto mais rápido da presença de um carro mais lento à sua frente.

BANDEIRA F1 QUADRICULADA
Como toda a gente sabe, a bandeira igual à camisola do Boavista dá por terminada a prova, quando o primeiro piloto corta a meta.

BANDEIRA F1 AZUL
Indica que um carro mais rápido se aproxima e, portanto, a ultrapassagem deve ser facilitada por quem vai à frente, normalmente os pilotos que vão em último lugar. Quem desrespeita esta orientação costuma ser punido com uma pagarem de dez segundos nos boxes.

BANDEIRA F1 VERDE
É a bandeira que, na Fórmula 1, suspende o efeito da amarela. Serve para avisar os pilotos de que a corrida voltou à normalidade e volta a autorizar as ultrapassagens.

BANDEIRA F1 VERMELHA
Encerra a prova ou o treino após um acidente. Todos os pilotos voltam às boxes na próxima oportunidade e ficam a aguardar uma decisão dos directores da prova.

BANDEIRA F1 AMARELA
Indica que há um perigo na pista. Normalmente, é mostrada quando há um carro acidentado no traçado. Se virem esta bandeira, os pilotos são obrigados a reduzir a velocidade e as ultrapassagens ficam proibidas. Se um fiscal agitar duas bandeiras amarelas ao mesmo tempo, significa que a pista está completamente obstruída – o piloto tem de se preparar para parar o carro o mais rápido possível.

FORMULA 1

BANDEIRA F1 PRETA
A bandeira preta é sinal de muitos problemas para o piloto a que é dirigida, sendo que é mostrada junto com o número do carro do infrator. Obriga o piloto que cometeu uma infracção a entrar nos boxes na volta seguinte. Normalmente, resulta numa desclassificação desse piloto.

BANDEIRA F1 PRETA COM CÍRCULO LARANJA
Avisa um piloto de que o seu carro tem problemas mecânicos. Também é mostrada com uma placa que indica o número do carro e obriga a uma paragem nas boxes para ser arranjado pelos mecânicos da equipa.

BANDEIRA F1 PRETA E BRANCA
Indica conduta antidesportiva de um piloto. Tal como as outras duas pretas, é mostrada em conjunto junto com o número do infractor. Da primeira vez, o piloto não é punido e pode continuar normalmente na prova, mas se a vir a segunda vez, a bandeira preta é mostrada logo a seguir e o piloto tem de sair de pista. Com isto vem a desclassificação.

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish