Dois anos depois, a cerveja Heineken 0.0 sem qualquer teor alcoĆ³lico chega a Portugal

Heineken 00
Heineken 00

NĆ£o Ć© propriamente uma novidade, mas acaba por ser uma estreia no mercado nacional. A Heineken apresentou hoje em Lisboa a sua cerveja sem qualquer teor alcoĆ³lico.

A Heineken 0.0 nĆ£o Ć© nova no mercado das cervejas, muito menos as alternativas sem Ć”lcool. Contudo, este tipo de bebidas tem sempre um mĆ­nimo de teor alcoĆ³lico, normalmente inferior a 1% vol.

Por exemplo, a Sagres Sem Ɓlcool tem 0,3 % vol. e hĆ” uma Radler (a Sagres com sumo limĆ£o) que tambĆ©m tem 0,0% vol, embora seja uma bebida com um nĆ­vel muito alto de aƧĆŗcar por 100 ml: 6,9 gramas (21 kcal).

A Super Bock tambĆ©m tem uma proposta nesta gama com menos de 0,45% vol., apenas com 1 gr de aƧĆŗcar por 100 ml (23 kcal). De resto, estes valores sĆ£o quase sempre os mesmos para este tipo de cerveja.

Por parte da Heineken, que sĆ³ tinha um tipo de cerveja, a aposta mais recente vai neste sentido, das bebidas sem Ć”lcool, e chama-se 0.0, uma designaĆ§Ć£o que remete imediatamente para o seu objectivo.

A Heineken 0.0 nĆ£o Ć©, contudo, uma cerveja totalmente nova: a marca holandesa apresentou-a em Maio de 2017 pela altura do Grande PrĆ©mio de Espanha de FĆ³rmula 1, que na altura aconteceu em Barcelona.

HĆ” dois anos, Nuno Pinto de MagalhĆ£es confirmava Ć  revista Marketeer que Portugal nĆ£o estava na lista dos primeiros paĆ­ses a receber a Heineken 0.0, o que se veio a confirmar.

Agora, cerca de dois anos depois de ter sido oficialmente lanƧada em vƔrios paƭses da Europa, a Heineken 0.0 chega a Portugal e jƔ estƔ disponƭvel em cafƩs, bares e supermercados.

Esta cerveja, sem qualquer teor alcoĆ³lico, tem 21 calorias (quase metade do valor de uma cerveja com Ć”lcool) e 1,3 gramas de aƧĆŗcar por 100 ml. O preƧo de um pack de seis unidades (seis garrafas de 25 cl) ronda os seis euros.

Contudo, neste momento, o Continente estĆ” com uma promoĆ§Ć£o que dĆ” um grande desconto na compra de um destes packs: em vez dos 5,75 euros, seis Heineken 0.0 custam 3,73 euros. Sensivelmente pelo mesmo preƧo, tambĆ©m Ć© possĆ­vel encontrar esta oferta promocional no Jumbo.

Nota de redacĆ§Ć£o:

O TRENDY foi hoje alvo de uma pressĆ£o inaceitĆ”vel por parte da agĆŖncia de comunicaĆ§Ć£o da Heineken (a MPublic Relations) na sequĆŖncia da publicaĆ§Ć£o deste artigo.

A empresa, representada por este interlocutor, acusou o TRENDY de ter escolhido um Ć¢ngulo que mais nenhum jornalista usou – o de estar do lado da verdade e de lembrar que esta cerveja jĆ” tinha sido anunciada hĆ” dois anos.

Fomos ainda acusados de ser incoerentes, uma vez que dissemos que esta cerveja nĆ£o Ć© novidade e, ao mesmo tempo, de sublinhar que se trata de uma estreia em Portugal, o que sĆ£o duas coisas bastante diferentes, como Ć© claro perceber.

Uma coisa pode nĆ£o ser nova no mercado global, mas sĆŖ-lo ao mesmo tempo num determinado mercado regional. Isto para nĆ£o estarmos a explicar a diferenƧa entre ‘estreia’ e ‘novidade’.

No evento de apresentaĆ§Ć£o confrontĆ”mos a agĆŖncia MPublic Relations com este facto, de a cerveja ter sido apresentada hĆ” dois anos, tendo o mesmo responsĆ”vel de comunicaĆ§Ć£o dito que isso nĆ£o correspondia Ć  verdade e que era outra versĆ£o da cerveja da Heineken.

AceitĆ”mos a versĆ£o, assumindo que podĆ­amos ter lido mal a informaĆ§Ć£o que encontrĆ”mos na Internet, mas mais tarde voltĆ”mos a fazer a verificaĆ§Ć£o. Confrontado outra vez com a realidade dos factos, o responsĆ”vel de comunicaĆ§Ć£o da Heineken acusou-nos de nos termos explicado mal a princĆ­pio.

Hoje, alĆ©m de uma inaceitĆ”vel pressĆ£o sobre o Ć¢ngulo usado por nĆ³s, que nĆ£o foge Ć  verdade dos factos, a agĆŖncia de comunicaĆ§Ć£o da Heineken acusou-nos de ter mentido sobre o valor das calorias da “nova” cerveja sem Ć”lcool.

Segundo o packaging da Heineken, a versĆ£o 0.0 tem 21 kcal por cada 100 ml. Fomos acusados de ter mentido, uma vez que na comunicaĆ§Ć£o oficial da marca, sob o formato de um Press Release, era dito que cada garrafa tinha 53 kcal.

E na verdade, tem, mas por garrafa: 21 kcal x 250 ml dĆ” cerca de 53 kcal. Mas a nossa frase, a Ćŗnica que fala neste ponto Ć©: “Esta cerveja, sem qualquer teor alcoĆ³lico, tem 21 calorias (quase metade do valor de uma cerveja com Ć”lcool) e 1,3 gramas de aƧĆŗcar por 100 ml”. Sublinhe-se: por 100 ml.

Apesar de termos, inicialmente, a bem, tentado alertar a agĆŖncia de comunicaĆ§Ć£o da Heineken para isto, inclusive dizendo o que estava descrito na informaĆ§Ć£o nutricional do six-pack de cerveja, continuĆ”mos a ser postos em causa.

TentĆ”mos explicar que tinhamos falado em 100 ml, mas o confronto foi sempre usado e nĆ£o conseguimos explicar o que o texto dizia tĆ£o claramente.

Durante a conversa, foi impossĆ­vel conter a nossa revolta pela pressĆ£o feita (foi-nos dito que terĆ­amos de Ā«arranjar uma forma de resolver as coisasĀ»), pelas crĆ­ticas Ć  referĆŖncia que a cerveja tinha dois anos e sĆ³ agora chegava a Portugal e por insistirem que nĆ³s tĆ­nhamos os dados errados sobre a informaĆ§Ć£o nutricional da cerveja.

Por isso, da nossa parte, houve excessos de linguagem, embora devido ao constante tom de provocaĆ§Ć£o adoptado pelo responsĆ”vel de comunicaĆ§Ć£o da Heineken. Lamentamos o sucedido.

O comunicado oficial da Heineken estĆ” disponĆ­vel aqui para download, para que se tirem todas as dĆŗvidas sobre esta situaĆ§Ć£o. No quinto parĆ”grafo onde se diz que cada garrafa tem 53 kcal.

Nesta fotografia do six-pack da Heineken 0.0 Ć© possĆ­vel ver que, de facto, por cada 100 ml, a cerveja tem 21 kcal.

Heineken 21

CorrecĆ§Ć£o: 9/3/2019

A versĆ£o inicial da nossa nota de redacĆ§Ć£o tinha um erro que indicava 5,3 kcal por cada garrafa de Heineken, um mau cĆ”lculo da nossa parte ao fazer a transiĆ§Ć£o de cl para ml.

Como cada garrafa tem 25 cl (250 ml), o valor de calorias existente por unidade de Heineken 0.0 Ć© de 53 kcal e nĆ£o de 5,3 kcal como deixĆ”mos na nossa nota inicial.

Este dado nĆ£o era sequer apontado no artigo sobre o lanƧamento da cerveja e foi um dado (errado, e por isso pedimos desculpa aos leitores e Ć s marcas e pessoas envolvidas) que trouxemos depois para uma discussĆ£o que partiu de dois pontos essenciais que nĆ£o mudam: o facto de a agĆŖncia de comunicaĆ§Ć£o nos ter dito que a marca nĆ£o estava confortĆ”vel com o Ć¢ngulo de notĆ­cia e de querer insistir que a comunicaĆ§Ć£o certa seria dizer que cada garrafa tem 53 kcal, e nĆ£o as 21 kcal por ml, como vem na sua prĆ³pria informaĆ§Ć£o nutricional.

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].