Não é propriamente uma novidade, mas acaba por ser uma estreia no mercado nacional. A Heineken apresentou hoje em Lisboa a sua cerveja sem qualquer teor alcoólico.
A Heineken 0.0 nĆ£o Ć© nova no mercado das cervejas, muito menos as alternativas sem Ć”lcool. Contudo, este tipo de bebidas tem sempre um mĆnimo de teor alcoólico, normalmente inferior a 1% vol.
Por exemplo, a Sagres Sem Ćlcool tem 0,3 % vol. e hĆ” uma Radler (a Sagres com sumo limĆ£o) que tambĆ©m tem 0,0% vol, embora seja uma bebida com um nĆvel muito alto de açúcar por 100 ml: 6,9 gramas (21 kcal).
A Super Bock também tem uma proposta nesta gama com menos de 0,45% vol., apenas com 1 gr de açúcar por 100 ml (23 kcal). De resto, estes valores são quase sempre os mesmos para este tipo de cerveja.
Por parte da Heineken, que só tinha um tipo de cerveja, a aposta mais recente vai neste sentido, das bebidas sem Ôlcool, e chama-se 0.0, uma designação que remete imediatamente para o seu objectivo.
A Heineken 0.0 não é, contudo, uma cerveja totalmente nova: a marca holandesa apresentou-a em Maio de 2017 pela altura do Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, que na altura aconteceu em Barcelona.
HĆ” dois anos, Nuno Pinto de MagalhĆ£es confirmava Ć revista Marketeer que Portugal nĆ£o estava na lista dos primeiros paĆses a receber a Heineken 0.0, o que se veio a confirmar.
Agora, cerca de dois anos depois de ter sido oficialmente lanƧada em vĆ”rios paĆses da Europa, a Heineken 0.0 chega a Portugal e jĆ” estĆ” disponĆvel em cafĆ©s, bares e supermercados.
Esta cerveja, sem qualquer teor alcoólico, tem 21 calorias (quase metade do valor de uma cerveja com Ôlcool) e 1,3 gramas de açúcar por 100 ml. O preço de um pack de seis unidades (seis garrafas de 25 cl) ronda os seis euros.
Contudo, neste momento, o Continente estĆ” com uma promoção que dĆ” um grande desconto na compra de um destes packs: em vez dos 5,75 euros, seis Heineken 0.0 custam 3,73 euros. Sensivelmente pelo mesmo preƧo, tambĆ©m Ć© possĆvel encontrar esta oferta promocional no Jumbo.
Nota de redacção:
O TRENDY foi hoje alvo de uma pressão inaceitÔvel por parte da agência de comunicação da Heineken (a MPublic Relations) na sequência da publicação deste artigo.
A empresa, representada por este interlocutor, acusou o TRENDY de ter escolhido um Ć¢ngulo que mais nenhum jornalista usou – o de estar do lado da verdade e de lembrar que esta cerveja jĆ” tinha sido anunciada hĆ” dois anos.
Fomos ainda acusados de ser incoerentes, uma vez que dissemos que esta cerveja não é novidade e, ao mesmo tempo, de sublinhar que se trata de uma estreia em Portugal, o que são duas coisas bastante diferentes, como é claro perceber.
Uma coisa pode nĆ£o ser nova no mercado global, mas sĆŖ-lo ao mesmo tempo num determinado mercado regional. Isto para nĆ£o estarmos a explicar a diferenƧa entre ‘estreia’ e ‘novidade’.
No evento de apresentação confrontÔmos a agência MPublic Relations com este facto, de a cerveja ter sido apresentada hÔ dois anos, tendo o mesmo responsÔvel de comunicação dito que isso não correspondia à verdade e que era outra versão da cerveja da Heineken.
AceitĆ”mos a versĆ£o, assumindo que podĆamos ter lido mal a informação que encontrĆ”mos na Internet, mas mais tarde voltĆ”mos a fazer a verificação. Confrontado outra vez com a realidade dos factos, o responsĆ”vel de comunicação da Heineken acusou-nos de nos termos explicado mal a princĆpio.
Hoje, alĆ©m de uma inaceitĆ”vel pressĆ£o sobre o Ć¢ngulo usado por nós, que nĆ£o foge Ć verdade dos factos, a agĆŖncia de comunicação da Heineken acusou-nos de ter mentido sobre o valor das calorias da “nova” cerveja sem Ć”lcool.
Segundo o packaging da Heineken, a versão 0.0 tem 21 kcal por cada 100 ml. Fomos acusados de ter mentido, uma vez que na comunicação oficial da marca, sob o formato de um Press Release, era dito que cada garrafa tinha 53 kcal.
E na verdade, tem, mas por garrafa: 21 kcal x 250 ml dĆ” cerca de 53 kcal. Mas a nossa frase, a Ćŗnica que fala neste ponto Ć©: “Esta cerveja, sem qualquer teor alcoólico, tem 21 calorias (quase metade do valor de uma cerveja com Ć”lcool) e 1,3 gramas de açúcar por 100 ml”. Sublinhe-se: por 100 ml.
Apesar de termos, inicialmente, a bem, tentado alertar a agência de comunicação da Heineken para isto, inclusive dizendo o que estava descrito na informação nutricional do six-pack de cerveja, continuÔmos a ser postos em causa.
TentÔmos explicar que tinhamos falado em 100 ml, mas o confronto foi sempre usado e não conseguimos explicar o que o texto dizia tão claramente.
Durante a conversa, foi impossĆvel conter a nossa revolta pela pressĆ£o feita (foi-nos dito que terĆamos de Ā«arranjar uma forma de resolver as coisasĀ»), pelas crĆticas Ć referĆŖncia que a cerveja tinha dois anos e só agora chegava a Portugal e por insistirem que nós tĆnhamos os dados errados sobre a informação nutricional da cerveja.
Por isso, da nossa parte, houve excessos de linguagem, embora devido ao constante tom de provocação adoptado pelo responsÔvel de comunicação da Heineken. Lamentamos o sucedido.
O comunicado oficial da Heineken estĆ” disponĆvel aqui para download, para que se tirem todas as dĆŗvidas sobre esta situação. No quinto parĆ”grafo onde se diz que cada garrafa tem 53 kcal.
Nesta fotografia do six-pack da Heineken 0.0 Ć© possĆvel ver que, de facto, por cada 100 ml, a cerveja tem 21 kcal.
Correcção: 9/3/2019
A versão inicial da nossa nota de redacção tinha um erro que indicava 5,3 kcal por cada garrafa de Heineken, um mau cÔlculo da nossa parte ao fazer a transição de cl para ml.
Como cada garrafa tem 25 cl (250 ml), o valor de calorias existente por unidade de Heineken 0.0 é de 53 kcal e não de 5,3 kcal como deixÔmos na nossa nota inicial.
Este dado nĆ£o era sequer apontado no artigo sobre o lanƧamento da cerveja e foi um dado (errado, e por isso pedimos desculpa aos leitores e Ć s marcas e pessoas envolvidas) que trouxemos depois para uma discussĆ£o que partiu de dois pontos essenciais que nĆ£o mudam: o facto de a agĆŖncia de comunicação nos ter dito que a marca nĆ£o estava confortĆ”vel com o Ć¢ngulo de notĆcia e de querer insistir que a comunicação certa seria dizer que cada garrafa tem 53 kcal, e nĆ£o as 21 kcal por ml, como vem na sua própria informação nutricional.