Ostras, ceviches, poke de salmão e entrecôte: conheça o menu Silly Season do Palácio Chiado

Palácio Chiado
Palácio Chiado

A época de Verão é normalmente chamada ‘silly season’ no jornalismo, devido à falta de notícias importantes, que são substituídas por fait divers ou informações mais ‘leves’. No Palácio Chiado, isto é sinónimo de menu de Verão.

Ainda não percebemos muito bem o que é que silly season tem que ver com gastronomia ou motes pata novos menus, mas a verdade é que o Palácio Chiado chama assim a sua nova carta de Verão.

Pelos nomes dos pratos, não há nada que nos pareça ridículo ou parvo, e a justificação do Palácio Chiado é que nos parece bem… silly: «Um conceito pop up para a época de Verão que permite que tenhamos mais tempo para desfrutar de almoços e jantares com amigos».

Depois de termos ido ao ‘fundo do baú’ apanhar esta explicação muito rebuscada, vamos ao que na realidade interessa: a comida. E, aqui, há muita coisa por onde escolher, tipicamente associada a refeições de Verão, com a fruta a ser um elemento de destaque.

Nas entradas temos, por exemplo, ostras ao natural, ostras com tártaro de fruta cítrica, tártaro de salmão com vinagrete de maracujá e camarão salteado com guacamole, sweet chili, mix de alfaces.

Para os adeptos do cheviche há os de atum (manga, tomate e cebola roxa) e os de Corvina (com guacamole); na carta está ainda a terrina de foie-gras com alperce, verdes e vinagrete de framboesa.

Para pratos principais, o Palácio Chiado sugere atum braseado com salada de legumes e alface romana, filetes de dourada assados com legumes salteados ou poke de salmão, manga, feijão de soja, abacate, couve roxa, macadâmia, cebolinho e sementes de sésamo.

Além do peixe, há pratos de carne: entrecôte grelhado com cebolada de cogumelos, batata salteada com salsa, supremo de frango recheado com espinafres e ricotta ou lombo no caco.

Este menu Silly Seanon do Palácio Chiado tem ainda nomes curiosos, inspirados em expressões populares, que servem para dividir os pratos: as entradas chamam-se ‘Começar da Estaca Zero’, os peixes estão no ‘Pela Boca Morre o Peixe’ e as carnes na ‘Carne Para Canhão’. Pode ver o menu completo aqui.

O Palácio Chiado fica na Rua do Alecrim, 70, em Lisboa. Para reservas ou mais informações pode usar o número de telefone 210 011 184.

Bar Palacio Chiado Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].