Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel: será que passámos a noite num museu?

O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, localizado junto à fábrica e ao Museu da Vista Alegre é um mostruário de todo o saber e arte desta marca centenária.

As peças de decoração foram todas idealizadas e feitas na fábrica e são únicas. Não só porque foram criadas especificamente para o hotel, mas também, e principalmente, porque não há duas peças iguais.

Mas o hotel chama a atenção mesmo antes de entramos. Com uma arquitectura contemporânea, de linhas rectas, consegue, de forma harmoniosa, conjugar-se com a antiga casa do proprietário e o rio, mesmo em frente.

À entrada os inúmeros pratos que cobrem uma das paredes, assim como a enorme escadaria em espiral dão o mote para o resto do espaço. Este é um museu de toda a mestria da Vista Alegre e simultaneamente mostra a sua evolução e história.

Vista Alegre

Vista Alegre

Os quartos são espaçosos e confortáveis e todos eles têm apontamentos únicos. Que começam na sinalética. Sim, porque os quartos estão identificados com uma peça alusiva ao tema da habitação. O resultado? Pode pernoitar 82 vezes e de todas elas ficar num quarto diferente.

Vista Alegre

Se é fá de história ou gosta de ver como o passado e o presente vivem lado a lado tente ficar na ala antiga. Os quartos que estão localizados no palácio (diga-se antiga casa do proprietário) têm um encanto extra. Com uma decoração a condizer, ligeiramente diferente da ala moderna, mas sempre com peças Vista Alegre.

Se gosta de privacidade e não tem problemas com escadas opte pelo Quarto do Mirante. Fica no último piso e, apesar de ser o de menores dimensões, têm uma pequena, mas interessante, particularidade: tem um terraço privativo.

Isto porque fica no ponto mais alto do palácio. O que lhe permite ter uma visão a 360 graus de todo o complexo (que inclui a Igreja, o Museu, a Fábrica e as lojas) e arredores. Também interessante (talvez para os mais românticos ou religiosos) é a Suíte da Capela. Como o nome indica dá para a Capela. Estranho? Nem por isso.

É que a partir da sala de leitura (antiga biblioteca do palácio), têm-se acesso ao Balcão da Capela Mor, onde se pode assistir aos serviços religiosos da capela, e ainda ter uma vista privilegiada sobre a mesma ou admirar, de perto, o altar-mor, com especial destaque para a visão do túmulo do Bispo de Miranda, D. Manuel de Moura Manuel.

Há outra alternativa. A Suíte do Postigo que dispõe (como o nome indica) de um pequeno postigo de onde se pode ver o altar da capela.

Vista Alegre

Já na ala moderna dominam as linhas rectas, os espaços amplos e a luminosidade natural, garantida por grandes paredes envidraçadas. E, apesar de todos os quartos serem únicos e, por isso mesmo, valerem uma visita, o destaque vai, claro, para as suítes.

E aqui uma pequena curiosidade. Imaginem onde estão os detalhes mais interessantes… na casa de banho. Seja na banheira estilizada a lembrar as antigas banheiras de pé, por baixo de uma clarabóia ou o lavatório circular que à primeira vista parece ser simples. Até se olhar para dentro. Todo ele decorado a lápis-lazúli.

Vista Alegre

E depois… bem… depois existem todos os serviços que se espera de um hotel de cinco estrelas – o primeiro da zona de Aveiro. Piscina exterior com vista para o rio e com um amplo terraço onde é possível não só descansar ao sol, mas também descontrair e beber uma bebida ao fim do dia, mas também um Spa com todos os serviços inerentes: piscina interior, ginásio, sauna, banho turco, jacuzzi e salas de tratamento. Onde, mais uma vez, a Vista Alegre está presente.

Vista Alegre

Aproveite a estada e não deixe de visitar a Fábrica e o Museu. Assim como toda a região, Aveiro, apelidada da Veneza portuguesa.

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
Morada: Lugar da Vista Alegre, 3830-292 Ílhavo
Telefone: 234 241 630
Reservas: [email protected]

Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida. Volta e meia uso uns óculos cor-de-rosa.