A Nespresso anunciou reforço do seu compromisso com a reciclagem de cápsulas, num investimento de 500 mil euros. E ainda criou a EcoCamera para demonstrar a sua utilidade.
Em menos de dois anos, a Nespresso aumentou em 50% a sua taxa de reciclagem em Portugal, que está, actualmente, nos 15%. Ou seja, em cada cem cápsulas usadas da marca, apenas quinze são recicladas.
Ainda assim, a Nespresso considera este valor marcante e até 2020 que «atingir os 25%», valor estabelecido no «âmbito do projecto de sustentabilidade mundial da marca, o The Positive Cup».
Para provar a utilidade da reciclagem das cápsulas de alumínio, a Nespresso apresentou uma máquina fotográfica pinhole, a EcoCamera, feita apenas com este material.
Uma máquina pinhole não tem qualquer elemento mecânico: basta um pequeno orifício para deixar entrar a luz e um pedaço de filme para criar uma fotografia – aliás, este é o princípio básico desta arte.
A EcoCamera é um produto funcional (e 100% português), mas a Nespresso não tem intenções de o comercializar, ficando para já como prova de conceito.