Criada por Rita Corrêa Mendes, antiga directora de marketing do grupo L’Oréal Portugal, a Maray é uma marca de calçado para «mulheres ousadas e confiantes, que lideram vidas dinâmicas».
Chama-se Maray e tem como slogan ‘Dare to Ware’ – atreve-te a usar. Ou a calçar, para sermos mais precisos. Com sapatos rasos e botins de camurça, esta marca portuguesa lançada em 2017 usa e abusa de adjectivos como ‘irreverente’, ‘descontraída’, ‘dinâmica’ e ‘elegante’.
Na primeira colecção cápsula (Otília Spring), justifica-se principalmente o uso do primeiro adjectivo em relação aos sapatos rasos, os Ayu. Estes modelos, em cores como azul, vermelho ou laranja tem uma silhueta marcadamente masculina, franjas e estampado animal.
Os Ayu estão disponíveis em sete modelos onde as cores se combinam dois tipos de estampados (leopardo e cobra) e uma versão toda em camurça. Cada par custa 120 euros.
Mais clássicos, são os botins da colecção cápsula Otília Spring da Maray, os Boême. Estes têm apenas três versões – Sand, Red e Pink – por 140 euros. Todos estes modelos têm faixa vertical na traseira (print cobra), desde o calcanhar ao topo do cano.
Finalmente, temos os slippers, que recebem o nome Blossom e vêm em quatro modelos: Red, Sand, Yellow e Camel. Aqui, o toque diferenciador são as franjas em cores contrastantes como o tom base. O preço é de 130 euros.
Segundo Rita Corrêa Mendes, a colecção cápsula Otília Spring «é um novo capítulo da história da Maray» e reflecte inspirações «clássicas e exóticas, que combinam detalhes inesperados de beleza etérea».
Os três modelos estão disponíveis tamanhos do 36 ao 41 e também por encomenda em maray.pt e na loja Mini by Luna, no Príncipe Real, em Lisboa.