Sem surpresas: a palavra do ano da Porto Editora Ă© ‘incĂȘndios’

Palavra do Ano - Incendios
Palavra do Ano - Incendios

Durante o mĂȘs de Dezembro, trinta mil portugueses votaram no site da Porto Editora para eleger a palavra do ano. A sucessora de ‘geringonça’ Ă©, sem surpresas, ‘incĂȘndios’.

A Porto Editora anunciou hoje os resultados da votação que elegeu a palavra do ano em 2017. A escolha de quem votou acabou por cair, na sua maioria, em ‘incĂȘndios’, com 37%. No pĂłdio ficaram ‘afeto’ (20%) e ‘floresta’ (14%).

Esta acaba por ser uma escolha natural, visto que os incĂȘndios foram o principal acontecimento do ano em Portugal, embora pelas piores razĂ”es. Os fogos de Junho em PedrĂłgĂŁo Grande e de Outubro, no Norte e Centro de Portugal, fizeram 109 mortos e contribuĂ­ram para que a ĂĄrea ardida em Portugal chegasse quase aos 445 mil hectares.

IncĂȘndios sucede como palavra do ano a ‘geringonça’ (2016), ‘refugiado’ (2015), ‘corrupção’ (2014), ‘bombeiro’ (2013), ‘entroikado’ (2012), ‘austeridade’ (2011), ‘vuvuzela’ (2010) e ‘esmiuçar’ (2009).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].