La Tagliatella: um italiano para partilhar com uma cozinha tradicional e arrojada

La Tagliatelle
La Tagliatelle

Com uma cozinha simultaneamente tradicional e arrojada o La Tagliatella é um espaço onde só se deve ir acompanhado. As doses são generosas, criadas especificamente para dois.

Com uma localização privilegiada, no coração do Parque das Nações o La Tagliatella é um local onde é possível fazer uma refeição com toda a tranquilidade sem, no entanto, estar longe de todo o movimento da zona. Este é um restaurante que prima pela luminosidade, conferida pelas grandes janelas de vidro, mas também pela decoração escolhida: tons claros e glamorosos, que simultaneamente traduzem uma sensação de paz e de requinte.

Ao olhar para a ementa começa a primeira dificuldade. O que escolher? As fotografias são o suficiente para começar a salivar, o que é confirmado pelas descrições dos pratos. A escolha recai na Focaccia di Recco – Uovo e Tartufo.

Ou, por outras palavras, um ovo estrelado, servido com parmigiano reggiano e pérolas de trufas pretas, acompanhado de compota de pêssego e de alfaces variadas. Pode parecer algo estranho como início de refeição, mas depois de se provar… garantimos que fica a tentação de pedir uma segunda dose. O que poderia ser um simples ovo estrelado muda quando é temperado com trufas, um ingrediente que muda por completo qualquer prato.

La Tagliatelle

Italiano que é italiano tem de ter massa e pizza. Na massa optámos por Tortellone Caprese, com mozzarella, tomate e manjericão. O sabor mais ácido do tomate é contrabalançado pela maciez da mozzarella e temperado pelo manjericão, fazendo com que este seja um prato “leve”. Por muito que se coma, e asseguramos que é difícil parar, não se tem aquela sensação de enfartamento.

Mas, por muito boa que estivesse a massa nada bateu a pizza, eleita o melhor prato da refeição. A utilização de creme de trufa preta (juntamente com cogumelos brancos e queijos variados) faz toda a diferença na Tartufi e Funghi.

Esta é, claramente, uma pizza que se destaca, não só pelo inusitado dos ingredientes (não é frequente a utilização de trufas), mas também pelo facto de ser uma pizza rectangular. Se juntarmos a isto uma base de massa fina, temos os ingredientes para uma refeição de sucesso.

La Tagliatelle

A carta das sobremesas também é vasta e permite que se experimente coisas novas. Mas, em relação a isso, não há nada como o tradicional Tiramisù.

No fim da refeição uma certeza. Este é, claramente, um restaurante que não está vocacionado para pessoas que façam refeições sozinhas (se bem que pode levar o excedente para casa), mas sim vocacionado para a partilha. E uma (outra) certeza: a de que regressaremos, para experimentar a pasta Agnolotti, que leva foie gras.

La Tagliatella
Morada: Alameda dos Oceanos, 57 A/B – Parque das Nações, Lisboa
Telefone: 21 895 20 18
Horário: das 12h às 16h e das 19h às 23h
Site:https://www.latagliatella.pt/pt

NOTA DE REDACÇÃO: o TRENDY almoçou no restaurante a convite do mesmo.

La Tagliatella Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que não a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida. Volta e meia uso uns óculos cor-de-rosa.