Nova carta do Largo do Paço mostra os dez mandamentos do chef Tiago Bonito

O chef Tiago Bonito levantou as tábuas dos seus dez mandamentos gastronómicos e criou uma nova carta de Inverno para o restaurante da Casa da Calçada Relais & Châteaux.

Aquele que é um dos poucos chefs nacionais detentores de uma Estrela Michelin renovou a carta do restaurante Largo do Paço, com base em dez conceitos a que chamou os seus ‘mandamentos’.

Criatividade, Produto, Evolução, Inspiração, Conhecimento, Memórias, Dedicação, Sabor, Tradição e Experiência. São estes os mandamentos que dão corpo ao novo menu deste restaurante liderado por Tiago Bonito.

Para começar, há um menu de degustação chamado ‘Identidade’ (145 euros) que valoriza os produtos da época, nacionais e locais, para garantir que à mesa dos clientes chegam pratos «primorosamente apresentados, preparados e confeccionados com ingredientes da melhor qualidade».

Se o menu Identidade «marca a essência da cozinha do chef Tiago Bonito», é com o ‘Caminhos’ que se «encontram as origens e memórias que nortearam o seu percurso e culminam numa proposta de menu a degustar».

Neste menu, cujo preço é de 105 euros, a viagem biográfica do chefe do Largo do Paço inicia-se com a Floresta, seguindo-se o Mar, a Perdiz Vermelha, o Bacalhau Cozido à Portuguesa e o Leitão à Bairrada. Para finalizar, à sobremesa, há o Leite de Cabra fumado e uma reinvenção do tradicional Algodão Doce.

Em ambos os menus está disponível uma degustação de vinhos ‘Escolha do Sommelier’: no Identidade, esta tem o preço de 110 euros, enquanto no Caminhos é de 65 euros. A carta completa em PDF pode ser descarregada e vista aqui.

O restaurante Largo do Paço está aberto todos os dias, entre as 12:30 e as 15 e das 19:30 às 22:30. Os menus de degustação são servidos sempre em mesa completa, de segunda-feira a domingo, entre as 12:30 e as 14:30 e as 19:30 e as 21:30.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].