Restaurante chinês Quanjude sugere comida picante para reforçar o sistema imunitário

Vitamina C? Vitaminas? Suplementos? Segundo o restaurante Quanjude, nada disto. A sugestão para reforçar o sistema imunitário é comida picante.

O restaurante chinês do Parque das Nações e especializado em gastronomia de Sichuan já nos tinha prometido o verdadeiro Pato à Pequim. Agora tem a receita para evitar gripes e constipações, na época mais fria do ano.

Com muito chilli e as tradicionais três pimentas da China (piri-piri, pimenta de Sichuan, e pimenta preta), o Quanjude promete reforçar o sistema inumitário com vários pratos da sua carta.

Entre os clássicos de Sichuan, destacam-se o pote picante, peixe grelhado à Zhuge, caçarola de vitela, galinha picante com amendoim, caranguejo picante, tofu à mapo ou as gambas picantes, entre outros.

«A generosidade de picante que se encontra na gastronomia de Sichuan é também o passaporte para uma vida mais saudável», dizem os responsáveis pelo Quanjude.

Neste seguimento, o restaurante partilha duas curiosidades: «Sabia que o chilli é um super-alimento com mais vitamina C do que a laranja! E que comer regularmente comida picante promove uma maior longevidade?».

Estas afirmações têm como base um estudo realizado pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Pequim em 2015 e publicado na revista British Medical Journal. Aqui afirma-se que as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e contra a obesidade da capsaicina, o principal componente activo da malagueta, «contribuem para uma vida mais saudável».

Segundo o mesmo estudo, o consumo de picantes frescos «revelou estar associado a um menor risco de morte por doenças infecciosas nas mulheres e cancro e doenças respiratórias e cardíacas nos dois sexos».

Mas há mais dados de interesse: «As pessoas que habitualmente comem refeições picantes uma a duas vezes por semana têm um risco 10% menor de morte quando comparados com aqueles que comiam essas refeições menos de uma vez por semana».

Se ainda precisava de uma desculpa para começar a tolerar comida picante, fica aqui feito o desafio: conhecer a gastronomia de Sichuan é uma «aposta numa alimentação saudável e no reforço do sistema imunitário», garante o restaurante chinês Quanjude.

Quanjude Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].