Em 2017 celebram-se cem anos sobre o nascimento de Júlio Resende e o hotel Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument criou um menu que se inspira na obra deste pintor português.
Portuense de gema, Júlio Resende é conhecido pelos seus painéis de azulejos, que podem ser vistos na Invicta, como por exemplo o Ribeira Negra (na rua com o mesmo nome) ou o que está no IPO da mesma cidade.
O pintor foi ainda distinguido com vários prémios (Prémio Nacional de Pintura da Academia de Belas Artes ou Prémio Sousa Cardos) e foi professor na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Júlio Resende morreu no dia 21 de Setembro de 2011, com 93 anos.
Agora, em ano de centenário, o Palatium, o restaurante do hotel Pestana Palácio do Freixo Pousada & National Monument presta-lhe uma homenagem com um menu inspirado na sua obra.
Este menu está disponível todos os dias, ao jantar (necessária reserva) e é a mais recente experiência gastronómica do chef executivo Tony Salgado, que contou com a ajuda do chef Henrique Mouro.
Linguado com Puré de Couve-flor, Perdiz de Escabeche com Puré de Cogumelos, Robalo com Textura de Legumes, Coelho com Alheira e Feijão Vilhaco, Aromas de um Abade Priscos e Paleta de Mignardises, são os pratos que resultam desta inspiração nos trabalhos de Júlio Resende.
Para fazer “pairing” com este novo menu, o hotel Palácio do Freixo Pousada & National Monument tem ainda uma exposição com quadros do artista: Goa L’Odeur Couleur.
O preço deste menu Centenário do Nascimento de Júlio Resende é de oitenta euros (mais 35 com harmonização de vinhos). Para reservas pode suar o número de telefone 225 311 000.