Dubai: a opulĂȘncia de uma cidade nova

Conquistada ao deserto, a cidade do Dubai é conhecida pelos seus arranha-céus, cada um maior ou mais exuberante que o outro e pelos seus projectos megalómanos, como a ilha em forma de palmeira.

Mas o Dubai Ă© muito mais que isso. É uma mistura da opulĂȘncia tradicionalmente associada ao capitalismo e ao Ocidente com o misticismo do Oriente.

É o paraĂ­so dos arquitectos e um Ăłptimo destino para as famĂ­lias. Um local onde, apesar de se imporem regras relacionadas com a religiĂŁo ĂĄrabe, qualquer europeu/ocidental se sente Ă  vontade. Onde a segurança Ă© evidente em todo o lado. Onde Ă© possĂ­vel deixar o carro destrancado, e a trabalhar e ir beber um cafĂ©.

Este Ă© o destino ideal para quem gosta de arquitectura (o lema Ă©: cada edifĂ­cio tem de suplantar os que estĂŁo Ă  volta) mas tambĂ©m para quem quer tirar umas fĂ©rias em famĂ­lia. As crianças sĂŁo acarinhadas e hĂĄ inĂșmeras actividades, a começar pelos vĂĄrios parques temĂĄticos.

Mas vamos por partes. Hå certos detalhes que convém saber antes de se decidir a visitar este destino. O primeiro ponto relaciona-se com as bebidas alcoólicas. Sendo um país årabe estas estão proibidas, com excepção de alguns hotéis internacionais.

Se por acaso conseguir beber, um conselho: nĂŁo conduza. É que, caso seja apanhado pela polĂ­cia, isso pode encurtar as suas fĂ©rias. A infracção Ă© considerada como grave e pode levar Ă  expulsĂŁo do paĂ­s. Outro ponto a ter em conta tem a ver com as demonstraçÔes de afecto.

Apesar de nĂŁo ser tĂŁo conservador como outras cidades dos Emirados Árabes Unidos (hĂĄ cidades onde, por exemplo, as idas Ă  piscina tĂȘm horĂĄrios distintos consoante o sexo da pessoa) hĂĄ limites que nĂŁo convĂ©m ultrapassar.

Beijos e abraços são aceites desde que não sejam considerados em demasia (e realizados com o conjugue). De resto, o Dubai funciona, em termos de comportamento, como uma outra qualquer cidade ocidental. No caso das mulheres (onde, por tradição, hå mais questÔes) estas podem andar tranquilamente na rua sem serem importunadas.

Dubai

Fora isso, e para transitar na região, é aconselhåvel alugar uma viatura. Esta não é só a melhor forma de conhecer a cidade, mas também se justifica pelo preço do combustível ser extremamente baixo.

Mas atenção: cumpra escrupulosamente todas as regras de trùnsito, jå que o Dubai é extremamente vigiado. Se exceder a velocidade permitida, rapidamente recebe uma mensagem a comunicar a infracção, assim como o valor da multa a pagar.

QuestĂ”es “menores” ultrapassadas, Ă© altura de conhecer uma cidade onde hĂĄ tanto para ver. Se quer compreender como surgiu o Dubai tem obrigatoriamente de visitar o museu da cidade.

Aqui vai poder ver a evolução de uma ĂĄrea predominantemente rural e tradicional para uma cidade completamente moderna, fruto da descoberta, na dĂ©cada de sessenta, do petrĂłleo. Depois, aproveite e atravesse o Dubai Creek num dos barcos tradicionais e visite trĂȘs souks imprescindĂ­veis: o das especiarias, o de tecidos e o de ouro.

Com a parte “antiga” vista Ă© altura de conhecer a versĂŁo mais recente da cidade e aquela pela qual Ă© conhecida. HĂĄ visitas obrigatĂłrias e que proporcionam experiĂȘncias incrĂ­veis.

É o caso, por exemplo, do Burj Al Arab, do terraço de Observação do Burj Khalifa ou do Burj Khalifa, actualmente o edifĂ­cio mais alto do mundo. A subida a qualquer um dos trĂȘs (se conseguir visite-os a todos) tem como resultado uma vista de cortar a respiração. Estamos a falar de mais de 800 metros de altura. Em certos dias, uma pessoa fica acima das nuvens.

Depois, passeie pela marina e aprecie o arrojo dos edifícios, todos eles espelhados. O país tem uma cultura muito específica no que concerne à construção. Mal o esqueleto do edifício estå concluído este é logo coberto com paredes de vidros, mesmo que tudo o resto ainda esteja por fazer.

Isto acontece porque um projecto que demore muito tempo a concluir não é bem visto pelos emiratis. Além disso o vidro tem a vantagem de permitir uma conclusão mais råpida da obra e de exigir uma menor manutenção.

Ainda dentro da cidade, e na vertente das actividades, não deixe de passar algum tempo na praia, onde a temperatura da ågua estå vårios graus acima dos habituais em Portugal. Para os aficionados dos desportos motorizados, do golfe, ou mesmo do pólo, hå espaços para todos os gostos.

Dubai - Cristoph Schulz

Quanto Ă s crianças… prepare-se para “perder” horas e horas nos parques temĂĄticos ou a visitar o AquĂĄrio e o Zoo subaquĂĄtico. E nĂŁo deixe de visitar o deserto, a apenas vinte minutos de distĂąncia.

Antes de regressar a casa, reserve um dia para visitar aquele que é o maior centro comercial do mundo, o Dubai Mall. Este não um sítio apenas para poder fazer compras, mas também para tomar contacto com a cultura do país. Diferentes espaços com diferentes decoraçÔes e diferentes produtos.

Aproveite a visita e, no final do dia, nĂŁo deixe de assistir ao espectĂĄculo de luz, ĂĄgua e mĂșsica na Dubai Fountain. Mas vĂĄ com antecedĂȘncia para assegurar o melhor lugar – apesar de recorrente (realiza-se vĂĄrias vezes por dia) o espaço enche por completo.

BÓNUS: 7 COISAS QUE NÃO SABIA SOBRE O DUBAI!

O Dubai fica relativamente perto de Lisboa. São apenas 7:40 minutos na ida e 8:40 minutos no regresso num voo directo entre as duas cidades. A melhor altura do ano para aproveitar este destino são os meses de Inverno – os bilhetes a partir de Lisboa, em económica, rondam os 700 euros.

A partir de meio de Outubro as temperaturas tendem a descer para uns agradĂĄveis 30 graus, com tendĂȘncia a diminuir. Visitar a cidade antes disso Ă© conviver com uns (quase) insuportĂĄveis quarenta e muitos graus.

Um conselho. Se não quiser ter surpresas desagradåveis na factura das telecomunicaçÔes sugerimos que desactive o voice mail (se o tiver activado) e que tenha o telemóvel sempre desligado.

Uma boa alternativa Ă© o de ter um equipamento desbloqueado, que permitirĂĄ a compra de um cartĂŁo SIM – mas prepare-se para abrir a carteira. NĂŁo Ă© por nada que o Dubai Ă© considerado o destino com as comunicaçÔes mais caras do mundo. Fora isso… desfrute, relaxe e aproveite as fĂ©rias.

Adoro viajar, conhecer novas culturas, experimentar gastronomias. Sou viciada em livros e nunca digo que nĂŁo a uma boa conversa. Basicamente sou apreciadora dos prazeres da vida. Volta e meia uso uns Ăłculos cor-de-rosa.