ZINEBI Bilbao: cinema português conquista prémios em Espanha

Os filmes Altas Cidades de Ossadas de João Salaviza e Surpresa de Paulo Patrício foram distinguidos no ZINEBI Bilbau, nas categorias de ficção e animação, respectivamente

.

As curtas-metragens portuguesas Altas Cidades de Ossadas e Surpresa saíram dos prémios espanhóis ZINEBI com dois galardões. O filme de João Salaviza venceu o Mikeldi de Oro Ficción e o de Paulo Patrício recebeu o Mikeldi de Plata Animación.

O filme de Salaviza (na foto) acompanha Karlon (Carlos Furtado Gomes), nascido na Pedreira dos Húngaros e pioneiro do rap crioulo, que fugiu do bairro onde foi realojado. Altas Cidades de Ossadas já tinha participado no Festival de Cinema de Berlim.

Surpresa, a animação documental de Paulo Patrício, tem como base uma gravação áudio da conversa entre mãe, Joana, e filha, Alice, com três anos de idade, que recupera de um cancro do rim. Esta curta dá duas perspetivas sobre o tema: a de quem tem cancro e de quem acompanha um doente de cancro.

O ZINEBI – Festival de Cine Documental y Cortometraje de Bilbao, que arrancou a 10 de Novembro e terminou dia 17, apresentou 62 filmes oriundos de 34 países, muitos deles em estreia

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].