Zazah, o novo restaurante do Príncipe Real que promete gastronomia, arte e música num só espaço

«Aliar o lifestyle lisboeta ao mood carioca». Este é um dos objectivos do Zazah, o novo restaurante do Príncipe Real com o chef Moisés Franco na cozinha.

Idealizado por três cariocas «apaixonados pela capital portuguesa», Sidnei Gonzalez (sócio investidor e responsável pelo conceito), Jorge Abreu (à frente da equipa da sala), e Moisés Franco (chef), o Zazah é o mais recente restaurante a abrir no Príncipe Real.

Na carta, podemos encontrar pratos de fazer crescer água na boca. São disso exemplo o ceviche de atum (9,50 euros), feito com o tradicional leite de tigre e com puré de batata-doce e o burrito de sapateira com tempero especial do chef (7,50 euros).

Entre as outras sugestões estão a bifana de bochecha de porco preto (8,50 euros), a risotto alla milanese (6 euros), a escondinho de bacalhau (17,50 euros) e a vazia fatiada (16 euros).

«A carta que pensámos para o Zazah prende-se com um conceito de partilha. A comida é internacional, mas utilizo essencialmente produtos portugueses. Aqui as pessoas tanto podem ter uma refeição completa, como vir apenas beber um copo e petiscar», explica o chef Moisés Franco.

Além da comida, o conceito do Zazah assenta sobre outros dois pilares: arte e música. As obras presentes são da responsabilidade de Sidnei Gonzalez (o sócio investidor), coleccionador de arte contemporânea brasileira, e a curadoria é de Paulo Herknhoff, crítico e historiador de arte brasileiro.

No espaço podemos ver obras, com referência a questões ligadas a Portugal e Brasil, de João Louro, João Pedro Croft, Ascânio Monteiro, Sakir Gokcebag e Dora Longo Bahia.

Aqui, o grande destaque vai para o mapa que mostra a descoberta do Brasil pela Companhia das Índias (João Louro) e que ocupa uma das paredes do Zazah. «O objectivo é que este seja um espaço para novos ou conceituados artistas, portugueses e brasileiros, exporem as suas peças», diz Sidnei Gonzalez.

Já a música ambiente é da responsabilidade da Rádio Ibiza, uma empresa de marketing sensorial. Contudo, estão também prometidos concertos ao vivo e DJ sets.

No que respeita aos vinhos, a carta foi criada por Manuel e Carlos Janeiro, proprietários da Garrafeira Veneza. «Todos as referências foram escolhidos cuidadosamente para representarem as várias regiões do país e para irem ao encontro ao conceito do espaço e às iguarias do chef Moisés Franco», dizem os responsáveis.

A ementa e a carta de vinhos (com uma selecção de referências francesas) têm uma ligação forte, uma vez que todos os pratos podem ser harmonizados, em especial, com um vinho. No bar podem ainda ser pedidos cocktails a partir de uma carta desenvolvida pela Liquid Consulting.

O Zazah fica na Rua de São Marçal 111 e as reservas podem ser feitas pelo número 211 344 468. O restaurante está aberto de segunda a quarta das 19 horas à meia noite e de quinta a Sábado, das 19 às 2 horas. O dia de fecho para descanso da equipa é Domingo.

Quanjude Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].