Vasco Ribeiro, Pedro Henrique, Tiago Pires e Miguel Blanco: quem será o próximo campeão nacional de surf?

A Liga Meo Surf tem o seu epílogo nos próximos dias 14, 15 e 16 de Setembro, com a etapa final que acontece na Praia do Guincho. São quatro os candidatos à vitória.

Vasco Ribeiro, Pedro Henrique, Tiago Pires e Miguel Blanco são os quatro surfistas que podem aspirar ao “trono” da Liga Meo Surf, o campeonato nacional da modalidade.

Os surfistas disputam, no Guincho, a vitória no Bom Petisco Cascais Pro, a última etapa da Liga em 2017. Mas não é só a vitória no campeonato nacional que está em causa.

«O vencedor será convidado a competir na etapa portuguesa do circuito mundial da World Surf League, o MEO Rip Curl Pro Portugal», lembra a Associação Nacional de Surfistas.

Segundo a ANS, Vasco Ribeiro, é o favorito a conquistar o título, já que é o líder do ranking, à entrada para as ondas do Guincho. Além disso, o surfista é o único com duas vitórias na Liga vai competir em “casa”. Vasco Ribeiro é ainda tri-campeão nacional da modalidade.

«Vou tentar apresentar-me na minha melhor forma, até porque este é um mês muito importante para mim. Há valiosos pontos para tentar ganhar nas provas europeias do WQS e a Liga aparece no meio», diz Vasco Ribeiro.

O surfista é o único dos quatro que depende apenas de si para sair vencedor do Guincho. Pedro Henrique, actual campeão nacional, está na segunda posição.

«Vasco Ribeiro ganha o título automaticamente se chegar às meias-finais (3º lugar) do Bom Petisco Cascais Pro», explica a ANS, que traça outro cenário: «Caso se fique pelos quartos-de-final (5º lugar), Pedro Henrique fica obrigado a ganhar para revalidar o título obtido em 2016». Já Tiago Pires e Miguel Blanco apenas têm hipóteses se «Vasco não for além do 9º lugar». Neste caso, os dois «precisam mesmo de vencer».

Além da competição principal, o Bom Petisco Cascais Pro tem ainda em disputa o Cascais Best Surfer, a Renault Expression Session, a Somersby Onda do Outro Mundo, o Moche Groms Cup (uma iniciativa da FPS e ANS), o MEO Rip Curl Fantasy, e o Canon Workshop de Fotografia de Surf com Ricardo Bravo.

Se não conseguir dar um saltinho ao Guincho, saiba que a final da Liga Meo Surf têm transmissão em directo em ligameosurf.pt, no MEO Kanal 202020 e no canal televisivo MCS Extreme, um excluivo Meo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].