Lagom: o estilo de vida que quer fazer esquecer o Hygge

Depois de termos sido inundados por livros sobre o estilo de vida feliz dos dinamarqueses, o hygge, chega agora o rival sueco: o lagom.

O que parece não mudar, contudo, é a vontade de fazer dinheiro à conta dos leitores que vão sempre atrás de uma nova moda. Em 2018, apostamos que vai sair um livro qualquer norueguês chamado Lykke.

Enquanto esse momento não chega, o lagom promete fazer esquecer o hygge. Pela mão da Nascente (do grupo 20|20 Editora) aterrou em Portugal um livro que descreve os passos para atingir o estilo de vida feliz da Suécia.

Lagom: A Arte Sueca para Uma Vida Equilibrada tem 160 páginas cheias de “mambo-jambo” para nos fazer melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida privada, libertar a casa de coisas inúteis, tornarmo-nos consumidores mais conscientes e valorizar as relações com aqueles que ama.

Este termo sueco não tem, segundo a editora, tradução em português, mas quer dizer qualquer coisa como ‘na medida certa’. A autora, Linnea Dunne, sugere que esta palavra tem origem no termo viking ‘laget om’.

A expressão deriva do «costume de passar um chifre de hidromel em redor, garantindo que havia o suficiente para que todos pudessem dar um gole». E, adoptar um estilo de vida mais equilibrado e consciente, nem tem um preço muito elevado: o livro Lagom custa 12,59 euros na Fnac.

Se quiser, contudo, comprar um livro mais à portuguesa sobre um estilo de vida feliz pode comprar a versão do humorista Diogo Faro: Na Boa – O Segredo Português Para a Felicidade.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].