Miguel Bértolo vai representar Portugal no Campeonato Mundial de Sushi

Com o apoio da Makro e da ACPP, Miguel Bértolo vai viajar até ao País do Sol Nascente para mostrar a sua arte no World Sushi Cup Japan 2017.

Está encontrado o chef que vai levar Portugal até ao Campeonato Mundial de Sushi. Será Miguel Bértolo, de 39 anos, a mostrar ao mundo a sua arte de preparar e confecionar sushi.

O chef tem formação em artes plásticas (SNBA), em cozinha avançada (INP/ACPP) e especializou-se em sushi. Foi no Japão que Miguel Bértolo consolidou a sua aprendisagem, com uma formação profissional em washoku (cozinha tradicional japonesa) na AJSA, com Yamada Masamitsu.

Além disso, é certificado pela All Japan Sushi Academy, instituição com a qual tem uma parceria para padronizar os métodos de ensino em Portugal nos cursos de cozinha japonesa da ACPP (Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal).

Aprenda mais sobre sushi com estes três livros!

Miguel Bértolo é ainda o responsável pela criação de dois conceitos de restaurantes japoneses em Portugal: Sushill Out (primeiro abriu em Alfama em 2009 e depois passou para o Alto-Dos Moinhos, em 2013) e Chirashi (Telheiras), que está a fazer em Agosto um ano.

O chef português será, assim, um dos mais de 50 sushimen de todo o mundo que vão participar neste Campeonato do Mundo que acontece nos dias 24 e 25 de Agosto em Tóquio.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].