Férias com um twist: os 7 locais mais remotos do mundo

O comparador de preços de voos e hotéis Momondo divulgou uma lista dos locais que considera ser os mais remotos do mundo. Rússia, Austrália ou Iémen estão na lista.

As viagens para estes locais não são, de todo, as mais baratas nem vai encontrar companhias aéreas low-cost (como a EasyJet ou a Ryanair) que voem para lá.

No entanto, conhecer um dos locais mais remotos do Mundo não é coisa para fazer todos os anos. Por isso, em 2017, arrisque e experimente viajar até países longínquos como o Iémen, o Equador ou a Austrália. E não vai ser para as capitais, como deve imaginar.


1 – Tristão da Cunha (Reino Unido)

Tristan da Cunha
Tristão da Cunha é um dos três arquipélagos do território ultramarino britânico onde estão também Santa Helena e Ascensão (Oceano Atlântico Sul).

Desde a subida ao pico do vulcão Queen Mary’s Peak a 2062 metros de altura ou um passeio nas margens para ver pinguins, baleias e golfinhos, o que não lhe pode faltar neste roteiro é um bom par de calçado, uma máquina fotográfica e espírito aventureiro para tornar tudo possível.

Não deixe de registar a beleza da ilha com os seus amigos e presenteie-se nas lojas locais onde poderá obter artesanato único e lembranças intemporais.

Distância de Portugal: 8500 Km
Horas de voo directas: 9


2 – Longyearbyen (Svalbard, Noruega)

Longyearbyen
Conhecida pelas suas renas, raposas e os famosos ursos polares, Longyearbyen é daquelas cidades que tem sol da meia-noite (um Sol que nunca se põe) durante o Verão, entre Abril e Agosto.

Se o plano for visitar a cidade nos finais do mês de Outubro, não deixe de combater o frio com a presença no festival Dark Season Blues que marca o início da estação escura, quando a luz do dia e do Sol se preparam para deixar Svalbard por quatro longos meses de Inverno.

Distância de Portugal: 4500 Km
Horas de voo directas: 5


3 – Oásis Siwa (Deserto Ocidental, Egipto)

Siwa
Situado no coração do deserto egípcio, o Oásis Siwa fica a 600 quilómetros da cidade do Cairo. Siwa é caracterizado pelas suas águas cristalinas, como o caso da piscina natural de Cleópatra, onde poderá refrescar-se nas tardes mais quentes.

A especialidade é o Chá Egípcio de Siwa, um chá vermelho local feito à base de tâmaras. Perto fica ainda a aldeia de Aghurmi, onde poderá visitar o Templo do Oráculo de Amun.

Distância de Portugal: 3300 Km
Horas de voo directas: 4


4 – Ilha Macquarie (Austrália)

Macquarie
A meio caminho entre Austrália e a Antártida está a Ilha Macquarie, rodeada por 1500 quilómetros de oceano, mas protegida pelos seus verdadeiros governadores: quase dois milhões de Pinguins Reais.

Mas atenção: aproxime-se sempre com cautela, evitando o contacto, em prol da conservação. Se for amante de animais, há mais boas notícias: os majestosos elefantes marinhos fazem-se soar entre as margens e certamente lhe darão as boas vindas. Tanto a ilha como os seus habitantes são Património Mundial da UNESCO.

Distância de Portugal: 18 000 Km
Horas de voo directas: 20


5 – Oymyakon (Sibéria, Rússia)

Oymyakon
Esta é uma aldeia com cerca de 500 habitantes onde as temperaturas negativas podem atingir os -60°C. Se não se importar com o frio, há expedições de pesca no gelo e de caça a renas para fazer.

Experimente também as termas naturais para, entre uns bons mergulhos, se aquecer. Se for no Verão, não se preocupe: quase que vai parecer Portugal, com temperaturas a atingir os 30 graus.

Distância de Portugal: 8 300 Km
Horas de voo directas: 9


6 – Floreana (Equador)

Floreana
‘Equador’ e ‘local remoto’ na mesma frase só pode resultar numa coisa: Galápagos. É aqui que fica Floreana, um paraíso natural com um vulcão de cone colapsado e onde o mar é habitado por tubarões, leões-marinhos, tartarugas do mar, enguias e uma grande variedade de peixes.

A máscara de snorkel, é obrigatória, assim como fazer um cruzeiro pela ilha principal de San Cristobal. Se prefere apanhar Sol, visite a Praia da Farinha, em Punta Cormorant, onde encontrará uma areia fina de coral esmagado, ou a Praia de Areia Verde que certamente lhe valerá uma boa fotografia.

Distância de Portugal: 9400 Km
Horas de voo directas: 10


7 – Socotra (Iémen)

Socotra
A cerca de 400 quilómetros do Iémen, Socotra é conhecida como a ‘ilha da felicidade’ e pertencente à lista de Património Mundial da UNESCO. Aqui vai encontrar 600 aldeiras de casas aglomeradas e, mais importante, uma natureza diferente de qualquer outro local.

Entre árvores de formas inusitadas, há uma em forma de guarda-chuva e ramos que parecem veias, o Dragoeiro (Dracaena cinnabari), que vai ser impossível de não fotografar. Pode ainda fazer mergulho junto de barracudas e raias, explorar as profundezas da gruta Halah ou fazer surf.

Distância de Portugal: 6700 Km
Horas de voo directas: 8


NOTA DA REDACÇÃO: a descrição dos hotéis é da responsabilidade da Momondo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].