Centro Comercial Alegro Alfragide passa a ser dog friendly

No mês em que entra em vigor o novo estatuto do animal, o Alegro de Alfragide passa a permitir que os donos levem os cães para o centro comercial.

Aprovado no passado dia 1 de Maio, esta nova lei deixa de considerar os animais como «coisas». Assim, e aos olhos da Constituição, os animais passam a ser reconhecidos como «seres vivos dotados de sensibilidade e objecto de protecção jurídica».

O novo estatuto do animal resultou de projectos-lei da maioria dos partidos com assento parlamentar (PAN, PSD, BE e PS). Os mesmos foram aprovados por unanimidade no Parlamento em Dezembro de 2016.

Agora, e uma semana depois de o estatudo ter sido publicado em Diário da República, o Alegro Alfragide anuncia que se tornou num centro comercial dog friendly. E o que é que isto significa?

Basicamente, que já não tem de deixar o seu cão em casa ou no carro, quando for ao Centro Comercial Alegro. Mas há algumas regras a cumprir e o acesso ao centro não é assim tão linear.

Logo à partida, só são permitidos cães, apesar de o novo estatuto ser aplicável a todos os animais. Gatos, por exemplo, ficam à porta, tal como raças consideradas perigosas: Cão de Fila Brasileiro, Dogue Argentino, Pit Bull Terrier; Rottweiller; Staffordshire Terrier Americano, Staffordshite Bull Terrier e Tosa Inu, entre outras.

Depois, os donos têm de, obrigatoriamente, fazer um check-in do cão no balcão das informações. Aqui, o dono tem de apresentar o CC ou BI, assim como o boletim de vacinas do cão em dia, o registo de chip, a licença municipal e o seguro de responsabilidade civil do animal.

Isto dá ao dono um ‘Passaporte Alegro’ que confirma que o cão está autorizado a circular, sempre com dono, claro, na superfície do Centro Comercial. Esta passaporete tem a validade de um ano.

Depois, é ainda necessário preencher um ficha de informação com dados do cão e do dono. Este últimoa ainda tem de assinar um termo de responsabilidade «sobre qualquer dano provocado pelo cão durante a sua permanência no centro comercial».

Todas as condições sobre a entrada e circulação de cães no Centro Comercial Alegro podem ser lidas no Regulamento Dog Friendly deste espaço.

Para assinalar esta iniciativa, o Alegro vai receber um Mercadinho Animal nos dias 13 e 14 de Maio. O evento decorre na Praça Principal e vai ter bancas de «tosquia, produtos personalizados, fotografia e caricatura». O Mercadinho Animal vai ainda contar com a presença da União Zoófila.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].