Se não sabe distinguir as notas de madeira do sabor da rolha, num vinho, este atelier vai ser capaz de fazer alguma luz sobre a sua cabeça.
O objectivo é simples: aprender a provar vinhos sem ficar com dúvidas. É isto a que se propõe Raul Riba D’Ave, o primeiro português a poder colocar a sigla AIWS (Associate of the Institute of Wine and Spirits) a seguir ao seu nome.
O AIWS é um diploma, ou título, de quem atinge o nível máximo na londrina Wine & Spirit Education Trust, a «maior escola de vinhos do mundo», lembra a Wine o’Clock.
Esta será a segunda edição deste atelier, uma aula prática destinada a quem se quer «iniciar na compreensão dos vinhos que bebe», diz a Wine o’Clock. Durante cerca de uma hora e meia, Raul Riba D’Ave vai apresentar as «técnicas essenciais» de prova e ensinar como «reconhecer as qualidades ou defeitos do vinho».
Neste atelier, os interessados vão ainda aprender a avaliar a cor, os aromas, os taninos, a acidez, o corpo ou a persistência de um vinho através da prova de cinco vinhos.
A Wine O’Clock vai receber o Atelier de Introdução à Prova de Vinhos no dia 11 de Fevereiro (um Sábado), das 11 às 12:30. A reserva é obrigatória através de e-mail e o preço é de 20 euros.