A produtora vinícola Lua Cheia em Vinhas Velhas e o Clube de Oficiais da Marinha Mercante uniram esforços para que três mil garrafas de Poseidon estagiassem durante quase três meses a bordo de um bacalhoeiro.
O vinho Poseidon é o mais recente projecto do produtor do Douro Lua Cheia em Vinhas Velhas. Este branco andou a viajar durante 81 dias a bordo do bacalhoeiro Coimbra e “desembarca” agora em Portugal.
Segundo a Lua Cheia, o vinho Poseidon é uma «homenagem à memória marítima de Portugal e aos pescadores portugueses». O processo por que passou este néctar é semelhante ao dado ao vinho da Madeira, o chamado “vinho da volta”.
«O balanço e as condições da travessia oceânica permitem um envelhecimento precoce do vinho e concedem-lhe características únicas», explica Manuel Dias, administrador da Lua Cheia em Vinhas Velhas.
Além dos quase três meses em que foi um autêntico “lobo do mar”, este vinho que têm o nome do deus grego dos mares estagiou também em barricas de carvalho francês. O resultado é um «vinho de uma elegância incomum, com taninos finos e bem integrados».
Os enólogos responsáveis pelo Poseidon foram João Silva e Sousa e Francisco Batista. Todas as três mil garrafas estão numeradas e são acompanhadas por um Certificado do Clube de Oficiais da Marinha Mercante.
O projecto correu tão bem que a Lua Cheia em Vinhas Velhas já tem data marcada para mandar mais um vinho numa viagem marítima: «Já temos prevista uma segunda edição, com partida em janeiro», conclui Manuel Dias.