Os animais também já têm uma linha de Saúde 24

Chama-se Saúde Animal 24 e é a primeira linha telefónica nacional preparada para responder a dúvidas e casos clínicos sobre veterinária.

Começa a funcionar amanhã, dia 7 de Dezembro (a partir das 10 horas), a Saúde Animal 24, um serviço criado por uma startup portuguesa com o mesmo nome.

Carolina Rebelo e Salvador Falcão, os responsáveis pelo projecto, dizem ao site Veterinária Actual que o objectivo desta linha de saúde para animais é «esclarecer dúvidas que surgem fora de horas e que não se enquadram no âmbito das consultas veterinárias».

A linha Saúde Animal 24 estará disponível, como o nome indica, de forma permanente e pode ser contactada através do número 760 450 911. No entanto, aqui há uma forma diferente de funcionamento em relação a outros serviços semelhantes.

Assim, após o contacto inicial dos clientes a Saúde Animal 24 vai fazer uma triagem «através de um software desenvolvido para o efeito, com o objectivo de perceber a urgência do caso», explicam os responsáveis.

Os casos são analisados e, caso seja necessário, o cliente é encaminhado para um Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) perto do seu local de residência. Isto acontece sempre que o dono do animal não tenha já um veterinário.

salvador-falcao-e-carolina-rebelo
Salvador Falcão e Carolina Rebelo são os criadores da primeira linha nacional de saúde veterinária.

O custo de cada chamada é de 73,8 cêntimos, independentemente do tempo de duração da mesma.

Entre os profissionais que estarão do outro lado estarão especialistas em medicina veterinária que vão poder esclarecer dúvidas em várias áreas da veterinária e sobre um leque alargado de animais: cães, gatos, cavalos, porquinhos-da-Índia, hamsters, iguanas e diversas aves.

Todas as informações sobre este novo serviço de veterinária podem ser esclarecidas no site saudeanimal24.pt, que estará online assim que a linha começar a funcionar.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].