5 prendas de Natal alternativas para surpreender os amigos

CD, livros e vinho são sempre boas prendas, mas já estão muito batidas. Dê um twist às suas ofertas de Natal com as nossas sugestões de prendas alternativas, todas com design português.

Saídas directamente desse autêntico pólo cultural que é a Feira das Almas (que vai ter uma edição especial de Natal este fim-de-semana), em Lisboa, estas cinco sugestões para presentes de Natal são das mais originais que temos visto nos últimos tempos.

Bijuteria feita a partir de borracha de pneus, paninhos bordados com palavras picantes e uma nova forma de oferecer fotografias são algumas das nossas escolhas para que o Natal seja mais emocionante e surpreendente.


1 РUma camisola ou t-shirt da Ṃos de Bigode

bigode-1

bigode-2
O criador desta marca, Pedro Dias, pega em t-shits e sweat-shirts, daquelas feitas pela Fruit of the Loom para estampar à vontade, e aplica-lhes bolsos e outros apontamentos em tecido.

O resultado são peças únicas e costuradas à mão para homem, mulher e criança.


rebusca-2

rebusca-1

2 РUma pe̤a da Rebusca feita com pneus de bicicleta

É a segunda vida da bicicleta! A partir de pneus de velocípedes, mas também de outros veículos (sempre que se justificar), João faz carteiras, cintos, porta-chaves e até brincos.

Explorar a banca da Rebusca é viciante e sair de lá sem qualquer coisa nova é praticamente impossível.


3 – Umas toalhas atrevidas da Hardcore Fofo

hardcore-2

hardcore-1
Esta marca registada portuguesa é a dona de um conceito que tem tanto de hilariante, como de provocante: são artigos para o lar (almofadas, toalhas, panos da loiça, almofadas, naperons) bordados com asneiras e outras rebeldias.

Para este Natal, recomendamos os paninhos com os dizeres ‘Estrelinha te guie /caralhinho te foda’ ou ‘Lá lá lá o caralho’. A diversão está garantida na noite de Consoada.


4 – Umas andorinhas “mortas” da Dona Zarzanga

dona-z
O conceito é muito simples: Andreia Rechena pega, principalmente, em andorinhas e pinta-as ao estilo do Día de Muertos, que se comemora no México a 1 de Novembro.

Além de andorinhas, há gatos, cães, anjinhos e porquinhos mealheiros decorados com os tradicionais esqueletos da cultura mexicana. O Natal acaba de ficar deliciosamente assustador.


5 РUns peda̤os de pedra e madeira com fotografias da WoodoGraphy

woodography
A madeira e a pedra são as telas preferidas desta marca portuguesa, para apresentar fotografias. O processo é totalmente artesanal e funciona com qualquer foto. As típicas molduras são claramente sobrevalorizadas…

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].