Os Pobres, Maria Filomena Mónica – Esfera dos Livros

A Investigadora Emérita do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa volta aos livros, dois anos depois de A Minha Europa, com mais um retrato da sociedade.

«Há muitos livros sobre a pobreza: sobre as suas causas e sobre a forma de a combater. Alguns são certamente interessantes, mas não era sobre a pobreza em abstracto que a autora desejava escrever», conta a Esfera dos Livros.

Aqui, Maria Filomena Mónica faz um retrato mais intimista desta parte da sociedade, tal como a descobriu aos 16 anos: «Foi num bairro da lata onde as freiras do colégio que frequentava a levaram para que as meninas ricas, grupo a que pertencia, aprendessem a ser caritativas».

Mas não é apenas sobre os pobres nacionais que fala a investigadora e socióloga, que chegou à conclusão de que existem «quatro tradições» no que a este problema diz respeito: a católica (Portugal), a jacobina (França), a aristocrática (Inglaterra) e a meritocrática (EUA).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].