Hoje é o Dia das Compras na Internet: 9 dicas de segurança para gastar dinheiro sem problemas!

Quase todos os dias é o dia internacional de alguma coisa, não é? Hoje, 14 de Outubro, é a vez de as compras na Internet terem as suas 24 horas de fama. Mas com cuidado, claro.

Já vimos que os portugueses são fãs de compras on-line, por isso não é de estranhar que hoje, com tantas promoções e campanhas que vão aparecer em vários sites, haja uma afluência maior a várias lojas na Internet.

O TRENDY pediu à ESET, uma marca de antivírus e programas de segurança para computadores, smartphones e tablets para nos ajudar com dicas para fazermos compras seguras na Internet e o desafio foi aceite. Por isso, prepare o browser, veja se a sua conta PayPal está bem configurada e tenha um dia de compras online descansado.

1 – Mantenha-se fiel
Adquira os seus produtos nos sites com uma elevada reputação, ou então onde está habituado a fazer compras.

2 – Compra em diversos sites? Utilize diferentes palavras-passe
No início deste ano, quatro em cada cinco utilizadores admitiram que as suas contas em sites foram utilizadas indevidamente. Se utiliza diversos sites para fazer compras não use a mesma palavra-passe. Assim, se os dados de acesso a um determinado site caírem nas mãos de um ciber-criminoso, as outras contas não estarão comprometidas.

3 – Desconfie de ofertas muito generosas
Se é bom demais para ser verdade, então provavelmente é. Apesar de estes negócios parecem muito tentadores, é sempre mais seguro evitar promoções que envolvam os mais recentes produtos, a preços inacreditáveis. Em caso de dúvida, poderá sempre utilizar o Google para procurar a opinião de outros utilizadores.

4 – Certifique-se de que está seguro
Quando está a fazer uma encomenda num site verifique que está perante uma ligação segura SSL. Se estiver, o endereço que surge no seu browser deverá ser precedido de ‘https://’ ou ‘shttp://’ ao invés de apenas ‘http://’. É mais fácil fazer estas verificações num PC, do que num browser que esteja a ser executado num tablet ou num smartphone. Nos dispositivos móveis, use as aplicações das lojas e não o browser.

5 – Pense antes de agir
Observe com atenção ofertas de última hora que chegam de forma não solicitada ao seu correio eletrónico. Se considera que o negocio é real, abra o browser e escreva o nome do site manualmente ao invés de dar um clique no seu e-mail.

6 – Atenção aos hotspots
Não confie em qualquer rede sem fios que esteja disponível. Preferencialmente deverá utilizar sempre as redes seguras e que pertençam aos operadores nacionais. É que através de uma rede Wi-Fi falsa é possível aos cibercriminosos acederem a tudo o que é transmitido sem fios, entre o seu computador e o site ou serviço de destino.

7 – Utilize o cartão de crédito
Este é um conselho contra-intuitivo para alguma pessoas, mas se for vitima de um esquema e quiser recuperar o seu dinheiro terá mais sorte do que se utilizar um cartão de débito.

8 – Pedem-lhe muitas informações? Cuidado!
Algum malware tem a capacidade de adicionar questões a formulários que utiliza on-line, por isso, se um site de compras pedir demasiadas informações relativas à sua compra, abandone de imediato a operação.

9 – Bloqueie os seus dispositivos
Proteja por palavra-passe o seu portátil, tablet e smartphone para que no caso de o perder, estranhos não tenham acesso aos seus dados. Qualquer destes dispositivos tem um menu que lhe permite ativar as opções de segurança. Escolha uma palavra-chave que não tenha tendência a esquecer, mas evite combinações simplistas como ‘123456’ ou ‘abcd’.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].