O serviço de televisão por streaming revelou os episódios onde acredita que os assinantes ficaram viciados, em várias séries. Narcos e Stranger Things são algumas delas.
Nem tudo é bom na Netflix. Há filmes e séries que nos passam totalmente ao lado ou que, simplesmente não nos captam a atenção. Mas há outras que têm o poder de nos manter colados aos ecrãs e ver quase toda uma temporada de uma só vez, o chamado ‘binge watching’.
Mas há ainda outra expressão que caracteriza melhor o “ficar colado” a uma série: «being hooked to» (do inglês ‘hook’, gancho, ou seja, ficar preso ou agarrado a algo). Foram os episódios das séries onde isto aconteceu aos espectadores que a marca revelou hoje e onde, estranhamente, não conta Marco Polo ou Orange is The New Black, duas das super produções da Netflix.
Ficamos ainda a saber que não há qualquer série Netflix que tenha “agarrado” o público logo no primeiro episódio, mais um dado estranho tendo em conta os princípios de temporada arrebatadores de Narcos, Stranger Things ou House of Cards (outra das séries que falta na lista).
Contudo, é precisamente em Narcos e em Stranger Things que os assinantes da Netflix ficam hooked mais cedo: bastaram dois episódios para agarrar os espectadores à televisão, tablet e computador.
No pólo oposto está Gotham, a série Netflix que conta a história de quase todos os “nascimentos” dos vilões de Batman: só ao fim de oito episódios é que a série conseguiu manter uma audiência constante (numa temporada com 22 capítulos).
A meio da tabela estão produções como Orphan Black (três episódios para ficar hooked) e Making a Murderer (4). A lista completa pode ser vista em baixo, numa infografia criada pela Netflix.