Actividades para ocupar as férias dos mais pequenos

Os miúdos estão de férias escolares e quer que ocupem parte do tempo com actividades? Há uma lista de opções à escolha, consoante os interesses de cada criança.

Férias criativas Restart

A Restart, em Lisboa, vai ter oficinas para ocupar o Verão dos jovens entre os 10 e os 15 anos. Estas férias criativas são direcionadas para jovens que querem aprender mais sobre o mundo das artes e da tecnologia. Estas oficinas estão em curso durante o mês de Julho, em quatro semanas autónomas, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas.

Divididas em dois programas, os miúdos podem fazer o seu próprio programa de TV, aprendendo sobre som, vídeo, animação, fotografia ou videojogos. Estas oficinas estão limitadas a 14 participantes por semana e os programas completos estão disponíveis no site da Restart. Estão disponíveis vários preços, já que as crianças podem participar apenas nos módulos que mais lhes interessarem.


Oficinas de Verão Museu do Oriente

Durante Julho e Agosto, o Museu do Oriente, em Lisboa, tem oficinas de férias para crianças entre os 4 e os 12 anos. Estas actividades estão disponíveis em Julho e Agosto.

Nestas actividades é possível aprender mais sobre os trajes tradicionais asiáticos, conhecer os sabores de vários países ou aprender sobre arquitectura nipónica. Os horários dependem da faixa etária das crianças: até aos seis anos, estão disponíveis as manhãs, com horário entre as 9h30 e as 12h30. As crianças entre os 7 e os 12 anos ocupam as tardes, entre as 14 e as 17 horas. Cada uma das actividades custa 12 euros.

O programa completo está disponível no site do Museu do Oriente.

Férias de Verão Museu do Oriente


Férias Criativas na FLAG

Durante Julho e Agosto, a FLAG tem disponíveis várias actividades, que estarão disponíveis nas instalações de Lisboa e Porto. Estes cursos estão divididos em actividades semanais, para jovens entre os 7 e os 16 anos.

Para as crianças entre os 7 e os 10 anos, estão disponíveis actividades como Fotografia Digital I, Web Design, Conhecer o Office ou um curso para aprender a fazer a própria banda desenhada. Para os pré-adolescentes, entre os 11 e os 13 anos, há actividades para Jovens Youtubers, Cinema Digital ou Videojogos, entre outros. Para os jovens entre os 14 e os 16 anos, há Criação e Desenvolvimento de Videojogos, Cinema Digital Júnior ou Animação 3D.

A lista de todas as actividades está disponível no site da FLAG. Cada curso custa 150 euros + IVA, valor que inclui também almoço e lanches. Estes cursos decorrem das 9h30 às 18 horas.


Férias Informática Jovem

Para os miúdos que têm o bichinho da informática e derivados, a Rumos tem disponíveis cursos nas cidades de Lisboa e do Porto. Os cursos incluem temas como desenvolvimento de videojogos, banda desenhada, fotografia digital, Youtube, animação 3D, cinema digital e muito mais. Entre as 9h30 e as 18 horas, jovens entre os 7 e os 16 anos podem aprender mais sobre a área digital.

Há mais informações disponíveis no site da Rumos. 


Campos de Férias Science4you

Para os pequenos cientistas, há campos de férias da Science4you disponíveis em Lisboa, Porto ou Coimbra. Durante uma semana, os miúdos podem aprender conceitos sobre ciência e da física, com um lado mais lúdico. Disponíveis entre Junho e Setembro, é verificar no site se ainda há vagas para a data que pretende.

Os campos de férias custam 175 euros por semana ou 35 euros por dia, com direito a lanche de manhã e de tarde, almoço e outros materiais da Science4you. Os horários destes campos de férias são das 9 às 17h30.


Actividades de férias em Mora

Mas porque nem tudo acontece em Lisboa ou no Porto, em Mora também há actividades para os mais novos. De 24 de Junho a 29 de Julho, há caminhadas nocturnas, equitação, paintball, canoagem e muito mais. As inscrições e o programa completo está disponível no site da Câmara Municipal de Mora.


Ateliês de Verão em Elvas

A Biblioteca Municipal de Elvas tem actividades ligadas à leitura, entre Junho e Setembro.

O programa inclui a leitura de histórias, teatro com fantoches, actividades de expressão plástica, escrita criativa, visionamento de filmes de animação ou jogos ao ar livre. As actividades decorrem às Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 14h30 às 16 horas. As inscrições podem ser feitas na recepção da Biblioteca ou através do número de telefone 286 637 130.


Férias Debaixo de Água no Oceanário

Para as crianças que têm aquele fascínio por tudo o que tenha a ver com o mar, pode sempre inscrevê-los nas actividades de férias do Oceanário de Lisboa. Estas Férias Debaixo de Água estão disponíveis de 20 de Junho a 16 de Setembro, com excepção dos fins de semana e feriados, claro.

Indicadas para as crianças dos 4 aos 12 anos, os programas estão divididos por semanas, em que cada dia tem um tema específico, seja ele aprender a cozinhar de forma sustentável, aprender mais sobre os corais ou conhecer o oceano Pacífico a fundo. Os horários são adaptados ao horário dos pais, com um intervalo de tempo entre as 8h30 e as 18h30.

Um dia de actividades custa 40 euros por criança, mas há descontos no caso de um pacote de cinco dias consecutivos, que fica a 150 euros.  Pode consultar o programa completo no site do Oceanário.


Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.