Quatro coisas que precisa de saber sobre a Feira do Livro

Está de volta aquele evento que anda sempre marcado na agenda de quem gosta de ler. A 86.ª Feira do Livro de Lisboa começa amanhã e assenta arraiais no Parque Eduardo VII, até ao dia 13 de Junho.

A Feira do Livro faz com que muita gente perca a cabeça e comece a riscar títulos daquela lista de ‘Por Ler’ ou ‘Quero Ler’. Como convém manter o foco nestas alturas, uma selecção de quatro coisas para tirar o máximo de proveito desta feira:

Programa

É uma parte importante a ter em conta, quer seja daqueles leitores que quer apanhar tudo o que é sessão de autógrafos ou se gosta mais de ir ao sabor da corrente. Logo no primeiro dia, por exemplo, há sessões de autógrafos com o autor do best-seller juvenil Diário de um Banana ou actividades musicais para levar os miúdos. Se prefere um programa mais graúdo, há também uma sessão de autógrafos com a chef Justa Nobre. São dezenas de actividades durante os vários dias da Feira do Livro, mas destacam-se as sessões de autógrafos com escritores como Gonçalo M. Tavares, Manuel Alegre, António Lobo Antunes ou Luís Sepúlveda. Pode consultar o programa completo, com horários e locais das sessões, no site da Feira do Livro. Está também prometida uma aplicação para smartphone, que permitirá ter acesso a todo o programa no telefone.


Hora H

É sempre uma das iniciativas preferidas desta Feira. De Segunda a Quinta-feira, o período entre as 22 e as 23 horas funciona como uma happy hour para quem quer comprar livros, com descontos que podem ir até aos 50%. Funciona apenas para livros que tenham sido lançados há mais de 18 meses, nos vários stands de editoras que vão estar disponíveis.


Livro do Dia

Outro ponto importante para quem gosta de trazer um saco cheio de livros, mas sem deixar um ordenado mínimo no Parque Eduardo VII. Durante os dias de feira, há um conjunto de livros que está com um desconto simpático. Um exemplo: no dia 27 de Maio, o livro A Causa das Coisas, de Miguel Esteves Cardoso, está com um preço de 8,30 euros, em vez de 16,60 euros, como é habitual. Por isso, vale dar um olhinho à lista completa dos livros do dia.


Comida

É muito bonito alimentar a mente, mas também é preciso dar uma ajudinha ao estômago. Comida é coisa que não vai faltar nesta edição da Feira do Livro, que contará com a presença de alguns espaços da ‘moda’. Vai andar por lá a Pizzaria do Bairro, o Cachorro Vadio, The Skinny Bagel, os sumos de fruta natural da Frua e até a clássica Ginginha d’Óbidos. No total, são 40 os espaços com muita comida para acompanhar um bom livro.


Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.