Mobiliário urbano e espaços públicos: aqui o design também pode ser trendy!

A competição anual de design Red Dot distingue os melhores projectos em vários campos, desde a tecnologia a objectos de uso quotidiano. Estes foram os que de destacaram na categoria de Espaços Públicos e mostram como se pode inovar, mesmo quando parece já estar tudo inventado.

Quando olhamos para um banco de jardim, um caixote do lixo ou até para um dispensador de sabão numa casa de banho pública, raramente pensamos no design ou no processo de criação destas peças. Como fazem parte do nosso dia-a-dia, não lhes ligamos muito e há mesmo umas que passam despercebidas.

No entanto, por detrás do mais simples candeeiro de rua pode haver um designer famoso e vencedor de prémios. Aqui, o Red Dot é uma das autoridades máximas e os seus prémios podem tornar um criador desconhecido numa estrela instantânea do meio.

Este ano, a competição global de design recebeu mais e 5200 candidaturas para as suas 31 categorias que atribuem galardões a coisas tão diferentes como um automóvel ou uma frigideira. Ou um banco de jardim e um dispensador de sabão, como aconteceu na categoria de Espaços Públicos.


1. Béton Brut

Garagem
Esta garagem pré-fabricada mistura ferro e betão de uma forma minimalista. Mas não é tudo: o tecto é feito em vidro, o que permite a entrada de luz natural durante todo o dia. À noite, ligam-se os LED de baixo consumo no interior. Há ainda uma ligação para um sistema de drenagem e ventiladores na traseira.
Designer: Beton Kemmler (Alemanha)


2. Image Design

Image Design
Este conjunto de casa de banho integra dispensadores de sabão líquido e papel, um gancho para pendurar um casaco e um caixote do lixo. O seu design actual tornam estes objectos.
Designer: Tork (EUA)


3. Bubble

Bubble
Feita em aço inoxidável e anti-graffiti, esta bolha é, na realidade, um caixote do lixo com 90 centímetros de diâmetro com 360 litros. A tampa pode levar um cinzeiro e está disponível em várias cores. «Foi feita com uma tecnologia indestrutível», garante a marca.
Designer: Lune (Países Baixos)


4. Flow Charging Mast

Hofbahn
Feito para a Volvo, este poste de carregamento de veículos eléctricos em fibra de vidro parece um candeeiro. Do topo saem cabos eléctricos que carregam baterias de autocarros em seis minutos. Existe um ecrã (não se vê na imagem, está na parte de trás) para interagir com o sistema e conhecer mais sobre o veículo que está a ser carregado.
Designer: Gahlow Design (Alemanha)


5. Quatrz

Quartz
Forma e função. Estes dois conceitos, muito Bauhaus, estão reflectidos neste dispensador de sabão líquido que faz lembrar a silhueta de um cristal de quartzo. O Quartz tem LED que indicam os níveis de produto e um sistema anti-pingos.
Designer: Kohler (EUA)


6. Minium

Minium
O nome é facilmente explicado: junta as palavras ‘minimal’ e ‘aluminium’ (não é preciso traduzir, certo?). Com uma textura de metal laminado nas laterais, este caixote do lixo pode ser montado no chão com dois apoios ou num pedestal. Está disponível em vários tamanhos, com a capacidade máxima a chegar aos sessenta litros.
Designer: Mmcité (República Checa)


7. Sidney Street Furniture

Bancos Sydney
Na foto está apenas o banco, mas o prémio Red Dot foi para toda a colecção feita pela Australian Built Urban Designs e que está nas ruas de Sydney. Com molduras em aço inoxidável, este mobiliário urbano também é feito com madeira. além do banco há caixotes do lixo, postes de iluminação, chafarizes e postes de segurança.
Designer: Australian Built Urban Designs (Austrália)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].