Primeira Mercearia Social de Lisboa abre esta semana com o apoio da PT

Localizada da Freguesia de Santo António, em Lisboa, a primeira Mercearia Social da cidade vai estar aberta se segunda a sexta, entre as 10 e as 19 horas.

Junto ao Jardim do Tourel, na Calçada do Forno de Tijolo, a Mercearia Social de Lisboa vai abrir esta quinta-feira para «apoiar de forma inovadora as famílias carenciadas residentes na freguesia de Santo António», explica a Fundação PT, uma das apoiantes desta iniciativa.

A Mercearia Social de Lisboa será uma típica mercearia de bairro, mas com o principal objectivo de combater o desperdício alimentar, dando às famílias a opção de escolherem os produtos adequados às suas necessidades. Isto é feito a troco de créditos atribuídos pela autarquia, «uma espécie de dinheiro virtual que será designado por Santo António».

A criação, montagem, limpeza e arrumação de produtos no espaço desta mercearia foi garantida por voluntários PT.

«Esta loja social é diferente, desde já porque é uma mercearia, mas, ao contrário das outras, onde há sempre um pagamento ainda que simbólico, os produtos são adquiridos graças a uma moeda virtual (Santo António), o que faz com que seja um projeto inovador», sublinha Graça Rebocho, directora da Fundação PT.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].