Um estudo partilhado pela Regus, uma empresa de aluguer de espaços de trabalho, mostra que as pessoas não gostam de trabalhar durante longas horas em cafés.
É normal ver estudantes a usar mesas de cafés como o Starbucks ou a Padaria Portuguesa para fazer trabalhos ou estudar, um comportamento que pode parecer estranho às pessoas que ligam a concentração a ambientes mais calmos.
E, de facto, parece ser mesmo isso que a maioria dos inquiridos num estudo da Regus pensa. Apesar de os profissionais on-the-go não se importarem de ver o e-mail num café, só conseguem trabalhar neste ambiente «vinte minutos no máximo».
Dos mais de 44 mil profissionais de cem países em todo o mundo que responderam às questões deste estudo, quase metade disse que os cafés (49%) e transportes públicos são bons para verificar e-mails; 41% referiram que preferem não responder às mensagens durante o seu trajecto.
Em Portugal, 38% dos profissionais concorda com o facto de que os cafés são um local, apenas, para ver e-mails e 28% não responde aos mesmos entre deslocações.
Mas o estudo da Regus serve, essencialmente, para perceber uma coisa: «Cafés e transportes movimentados também não fornecem o ambiente certo para a verificação e aprovação de documentos ou a realização de conference calls importantes».
Ou seja, cafés, restaurantes e área de restauração são locais a evitar para trabalhar durante longos períodos de tempo.