Ao longo de toda a A2 a caminho do Algarve, o nosso objectivo era testar o poder do motor do Mercedes-Benz CLA de 170 cavalos.
Levรกmos o “barรฃo vermelho” da Mercedes atรฉ ao ponto onde o Infante D. Henrique fundou a sua escola (ou nรฃo) e desapareceram as dรบvidas: o tom rubro desta pรฉrola alemรฃ รฉ o contraste perfeito com o dourado do Sul do Paรญs. O Mercedes-Benz CLA 220 CDI chama a atenรงรฃo pelo design agressivo e mais uma vez se prova que a marca alemรฃ ganha aos pontos aos concorrentes quando o assunto รฉ sofisticaรงรฃo e bom gosto.
A grelha diamante que substitui o desenho “antigo” da Mercedes รฉ o corolรกrio de um look inovador e muito bem conseguido. Lรก dentro, embora nรฃo se encontre as mesmas linhas formais de outros Mercedes, o conforto dos bancos e a ergonomia sem mรกcula fez com que o autor deste teste e os seus convidados passageiros se sentissem em casa.
Mas desde que apenas dois adultos viajem atrรกs, pois รฉ esta a concessรฃo que tem de ser feita para que o carro seja aproveitado ao mรกximo. Depois de tudo preparado em Lisboa, retrovisor, bancos, volante, o motor diesel 220 CDI comeรงou a surpreender assim que cruzรกmos a Ponte 25 de Abril. O bloco que debita 170 cavalos รฉ bastante silencioso, o que nos dรก ainda mais sensaรงรฃo de conforto.
Com o pรฉ nada meigo no acelerador, as boas indicaรงรตes da disponibilidade deste motor CDI aumentar a cada quilรณmetro galgado e o CLA revela em definitivo o seu temperamento desportivo: respostas รกgeis e muito preciso nas manobras comuns de auto-estrada.
Mais tarde, jรก nas estradas nacionais do Algarve, a plataforma do Mercedes-Benz CLA 220 CDI mostrou-se bem equilibrada, o que facilitou o controle do carro nas curvas. Ao contrรกrio do que seria de esperar, a caixa de mudanรงas automรกticas de sete velocidades (7G-DCT) contribuiu ainda mais para aumentar o prazer da conduรงรฃo nesta flecha vermelha.
Mas foi ainda em auto-estrada que tivemos oportunidade de avaliar outros pormenores do Mercedes CLA. Apesar de a visibilidade ร frente ser muito boa, o mesmo nรฃo se passa nos vidros laterais e no retrovisor: o campo de visรฃo รฉ um pouco prejudicado pelos apontamentos aerodinรขmicos deste carro, o que acaba por criar alguns pontos e รขngulos mortos.
Em travagem, porรฉm, voltamos aos pontos positivos: os discos fortes do CLA dรฃo uma รณptima sensaรงรฃo de seguranรงa e este coupรฉ nรฃo se desvia da sua trajectรณria quando tem de parar um pouco mais em cima… do acontecimento.
As motorizaรงรตes disponรญveis com o Mercedes CLA oferecem blocos a gasolina de 1.6 e 2 litros, com 122, 156 e 211 cavalos; jรก os diesel, chegam aos 136 e aos 170 cavalos (versรฃo ensaiada). Todas as opรงรตes CLA trazem turbo, numa clara estratรฉgia da Mercedes-Benz em dar um toque desportivo ร linha, alรฉm de outro objectivo: reduzir os consumos de combustรญvel. A verdade รฉ que na nossa viagem ao Algarve, a partir de Lisboa, mais as voltinhas da praxe (753Km), o CLA nรฃo sentiu necessidade de abastecer.
O Mercedes-Benz CLA tem trรชs gamas de equipamento: Standart, Urban e AMG Sport, a que ensaiรกmos. Esta รฉ, claro, a versรฃo mais mais equipada, com jantes AMG, farรณis bi-xenon, tecto panorรขmico e cรขmara traseira para estacionamento, entre outros gadgets.
O Mercedes CLA 220 CDI tem tudo aquilo de que um carro precisa para ser premium: um interior refinado, uma incomparรกvel beleza exterior e um desempenho de topo. Mesmo a competir numa gama mais baixa de preรงos, o novo coupรฉ da Mercedes รฉ, verdadeiramente, um autรชntico “barรฃo” Mercedes-Benz.