Quinze anos depois do lanรงamento do primeiro Classe A, a Mercedes revolucionou completamente o design daquele que se pode considerar como o utilitรกrio compacto da marca.
Bem, mas nรฃo um utilitรกrio qualquer: a versรฃo super-equipada que levรกmos atรฉ ao Norte de Portugal tem um preรงo de 59 800 euros, sendo que cerca de 14 mil euros eram sรณ extras! Mas extras que valem a pena, como vรฃo poder ler neste artigo.
ร sabido que com o lanรงamento deste novo e belo Classe A, a Mercedes passou a estar presente num novo segmento de mercado: os compactos. Atรฉ agora, a construtora alemรฃ nunca tinha tido um carro semelhante, jรก que o antigo e “raquรญtico” Classe A รฉ uma brincadeira de crianรงas ao pรฉ deste modelo onde os traรงos exteriores e interiores de design sรฃo bastante agressivos e convincentes.
Veja-se, por exemplo, o desenho das รณpticas dianteiras e da grelha, que dominam por completo a parte da frente deste bรณlide alemรฃo.
Este foi um carro que me deixou completamente apaixonado, embora a traseira nรฃo me tivesse convencido totalmente: nรฃo mostra os mesmos traรงos marcantes que aparecem no restante do chassis.
O problema รฉ que os restantes Mercedes que jรก conduzi sempre tinham um design bastante coerente em todo o “corpo”, com frentes e traseiras de excepรงรฃo. Nรฃo posso, no entanto, deixar de apontar o design na mouche das ponteiras de escape deste Mercedes.
Tendo em conta que o Classe A foi projectado pela Mercedes para um mercado mais jovem, onde atรฉ agora nรฃo tinha uma oferta especial, penso que a marca poderia ter tido um pouco mais de ousadia no design da traseira, especialmente das รณpticas. Mas uma coisa รฉ verdade: nรฃo รฉ por causa disto que o novo Classe A deixa de ter carisma e de ser um carro com um look de topo.
Aliรกs, nรฃo encontrei mesmo nada no Mercedes Classe A 250 que me fizesse deixar de o querer conduzir. Segundo parece, nรฃo estou sozinho nesta ideia: segundo nรบmeros da Mercedes, este modelo obteve a primeira posiรงรฃo em vendas no segmento premium em Setembro de 2012, tendo igualmente alcanรงado a terceira posiรงรฃo no mercado geral de vendas de automรณveis em Portugal.
A versรฃo que conduzi durante cerca de 900 quilรณmetros num fim-de-semana รฉ uma das mais potentes da sua gama: A 250 BlueEFFICIENCY a gasolina, com 1991cc, 210 cavalos e uma caixa pilotada de 7 velocidades de dupla embreagem.
Esta caixa revelou-se um pouco lenta nas mudanรงas mais baixas, mas tornou-se bastante mais expedita quando levei o carro a altas rotaรงรตes. Este carro, para ser totalmente “espremido” pede uma caixa manual, e รฉ isso mesmo que recomendo a possรญveis interessados no Classe A. E claro que o pack AMG nรฃo deve ser posto de lado, se tiver mais uns “trocos” para gastar.
O interior รฉ dos mais cativantes que jรก tive oportunidade de ter pela frente, quer em carros Mercedes, quer comparando com todos os habitรกculos onde jรก tive oportunidade de me sentar.
Os pormenores desportivos salpicam o interior do Classe A com costuras a vermelho, texturas de fibra de carbono, saรญdas de ar com design em estrela. Com isto, os mostradores revelam toda a essรชncia agressiva que marca o tom do design inovador deste novo modelo.
Em grande destaque, a meio do tablier, estรก um magnรญfico ecrรฃ de 8,5 polegadas que sรณ lhe falta ser tรกctil. De resto, as dimensรตes e a qualidade sรฃo perfeitas. Todavia, nรฃo deixei de imaginar um cenรกrio utรณpico: o dia em que a Apple vai apertar a mรฃo ร Mercedes e colocar um iPad Miniย como centro de entretenimento do sistema COMMAND ONLINE.
De volta ร Terra, ficam os grandes marcos tecnolรณgicos deste Classe A, sobretudo no que respeita ร conduรงรฃo e a todos os sensores que os engenheiros da Mercedes conseguiram incluir neste fantรกstico veรญculo. O minha tecnologia preferida รฉ, sem dรบvida, o COLLISION PREVENTION ASSIST que torna praticamente impossรญvel que tenhamos um acidente grave com este carro, mesmo a velocidades ditas proibidas.
Tirei mais partido desta tecnologia na viagem de regresso de Chaves, durante o trajecto na A24 que nos levou atรฉ Viseu. Com um percurso dominado pela chuva forte e por nevoeiro moderado, tive oportunidade de perceber ainda melhor por que razรฃo รฉ que a Mercedes estรก, muitas vezes, na lideranรงa da aplicaรงรฃo da tecnologia aos automรณveis.
Em poucas palavras, o COLLISION PREVENTION ASSIST baseia-se num sensor de proximidade que estรก sempre a controlar a distรขncia para qualquer veรญculo que estiver a nossa frente. Atravรฉs do computador de bordo Mercedes, cuja interface fica mesmo ร nossa frente, entre o conta-rotaรงรตes e o velocรญmetro, รฉ possรญvel determinar a margem da distรขncia de seguranรงa que queremos manter.
Desta forma, o Mercedes Classe A 250 BE regula a velocidade de forma automรกtica em relaรงรฃo ao veรญculo da frente e faz com que uma batida por trรกs seja virtualmente impossรญvel.
Na realidade, e com todas as tecnologias que este Mercedes oferece ao condutor, onde tambรฉm nรฃo posso deixar de assinalar a cรขmara traseira com guias para estacionamento em marcha atrรกs e o estacionamento automรกtico em fila, sรณ mesmo um condutor muito nabo รฉ que se habilita a ter um acidente grave com o Classe A.
Todas estas tecnologias de conduรงรฃo tornam tudo mais seguro quando estamos ao volante e devem ser usadas de forma obrigatรณria pelo condutor. Na minha opiniรฃo, comprar um carro destes e adoptar uma conduรงรฃo ร antiga รฉ o mesmo que atirar o dinheiro para uma lareira bem quentinha. E que falta que esta nos fez em Chaves, jรก que falamos nela…
Com ligaรงรตes para iPhone (sรณ atรฉ ao 4S), USB e auxiliar, o Classe A รฉ servido por colunas Harman/Kardon, tem ainda leitor de DVD (que sรณ funciona com o carro imobilizado, como รฉ รณbvio) e um sistema de GPS bastante apurado. Contudo, em Chaves fomos enganados algumas vezes, mas aqui acho que a culpa รฉ da cidade.
Nunca conduzi num centro urbano tรฃo complicado e traiรงoeiro como nesta cidade transmontana. Quem projectou as artรฉrias de Chaves deve-o ter feito depois de ter bebido umas valentes garrafas de Ponte do Arquinho Tinto.
O Classe A foi um dos carros que se portou melhor e a รบnica “nรณdoa” que tenho a apontar รฉ mesmo a evoluรงรฃo da caixa automรกtica nas primeiras mudanรงas, que, mais uma vez reforรงo, me pareceu muito pastosa.
Isto torna-se ainda mais notรณrio se entrarmos no jogo do pรกra-arranca ou se andarmos com o Classe A por centros urbanos com muitas elevaรงรตes, coisa que acontece em Chaves. Mas aรญ รฉ como digo: Classe A, nรฃo tens culpa… aqui o problema รฉ mesmo da cidade.