Piz Buin tenta dar lição de gramática e… frita a pipoca!

As redes sociais não têm sido nada amigas das marcas que recebem críticas e acabam por dar respostas que só as deixam ficar muito mal na fotografia.

Depois do triste episódio com o ‘tasse bem’ dos DAMA, que tentaram dar uma lição de português a uma fã, agora foi a marca Piz Buin a meter o pé na argola.

A marca publicou uma fotografia na sua conta de Facebook onde anunciava a blogger Pipoca Mais Doce como embaixadora. Com a imagem, estava a frase ‘Bem-Vinda à Piz Buin Pipoca’.

Um utilizador apontou o facto de a letra ‘À’ ser de uma fonte diferente do resto da frase, o que até se pode considerar algo sem qualquer relevância.

Foi a resposta da Piz Buin que borrou a pintura, apesar de até ter começado bem: «Bom dia! Realmente, este tipo de letra revelou-se deveras complicado para colocar acentos. Não obstante, o “à” como na frase é a contração da preposição ‘a’ com o artigo ou o pronome demonstrativo ‘a’».

O pior veio depois: «Por outro lado, o “á” usa-se sempre que nos referimos a tempo ou a existência». Na verdade, para indicar tempo ou existência, a forma correcta é ‘há’.

As reacções dos utilizadores começaram logo a seguir a esta resposta da Piz Buin: «Estão a gozar, certo? á usa-se para tempo ou existência? “tasse” bem.»

Outra das falhas na frase ‘Bem-Vinda à Piz Buin Pipoca’ está na ausência da vírgula para isolar o vocativo, neste caso, o nome da blogger. «O que é piz buin pipoca?» ou «Vamos ficar todos a cheirar a pipoca, portanto. Oh Camões, tapa o outro olho!».

Sobre isto, a Piz Buin reagiu, mais uma vez, com um tiro ao lado: «A ausência da virgula foi propositado», lê-se num comentário feito pela marca. A isto junta-se o erro de concordância: ‘ausência propositada’.

Ok, a Piz Buin errou, mas se está a precisar de um creme solar, estas sugestões da marca continuam a ser das melhores do mercado!

Além destes erros de palmatória dados pelos gestores de redes sociais da Piz Buin, a escolha da blogger como embaixadora também foi alvo de várias críticas/piadas dos seguidores da marca:

«Porquê a pipoca?», «Quem é esta?» ou «Pronto, perderam um cliente desde há muitos anos», foram as principais reacções.

É caso para dizer que, quando o assunto é exposição solar, o melhor mesmo é ficar à sombra, para que o Sol não afecte as ideias dos copys e dos criativos da Piz Buin.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].