O NOS Alive começa amanhã: 10 concertos de bandas e artistas nacionais a não perder

Girls96, Mallina, Macacos do Chinês, Herlander e Bombazine são algumas das nossas sugestões.

©Hugo Macedo | Palco Coreto NOS Alive
©Hugo Macedo

O Passeio Marítimo de Algés volta a receber mais uma edição do NOS Alive. Entre o Palco Coreto e o WTF Clubbing, estes são os concertos em português obrigatórios.

Esta Quinta-Feira arranca mais uma edição do NOS Alive, como sempre com uma boa presença nacional, entre três palcos: Coreto, WTF Clubbing e Fado Café. Para as nossas sugestões, vamos-nos concentrar nos dois primeiros.

Entre estreias e regressos, há várias actuações de bandas e artistas portugueses que merecem uma atenção especial. Neste guia, destacamos duas mãos cheias concertos imperdíveis de música feita cá dentro, para ver (e ouvir) entre dois dos palcos do NOS Alive.

10 de JULHO

Girls96
A nossa primeira paragem tem de ser no Palco Coreto para ver aquela que será a estreia da banda Revelação nos Prémios Futura em festivais desta dimensão. Paloma Moniz e Ricardo Gonçalves são um duo inconformado de pop electrónica com uma sonoridade electroclash, cujos temas ‘Bonita’ e ‘Ainda Importa’ vão ser obrigatórios.
Palco Coreto | 18:25

©Girls96
©Girls96

Motherfluters
Depois de se darem a conhecer no Festival Bons Sons, em 2022, os Motherflutters voltam a marcar presença num grande palco nacional. A banda chegou ao primeiro lugar do top da Antena 3 em 2023 com o disco de estreia ‘Together’ e, em 2025, regressam com Dreamers Club, um álbum mais alternativo e experimental.
WTF Clubbing | 19:10

Baleia Baleia Baleia
Com um nome que começou por ser uma piada, esta banda nasceu em 2015, fruto de jams informais no estúdio Quarto Escuro, em Cedofeita. Manuel Molarinho e Ricardo Cabral, soltam acordes de pop rock descontraído e punk vibrante. A discografia é composta por quatro trabalhos: o álbum mais recente é ‘Das Margens Lamacentas da Tuga’.
Palco Coreto | 19:50

©Baleia Baleia Baleia
©Baleia Baleia Baleia

Iolanda
É uma das vozes mais promissoras da nova música portuguesa, dona de uma presença marcante e escrita emotiva. Com dois EP — Cura (2023) e Olhar P’ra Baixo (2024) — ganhou o Festival da Canção no ano passado e ficou em décimo lugar na Eurovisão. Neste momento, está a preparar o seu primeiro álbum.
WTF Clubbing | 22:15


11 de JULHO

Macacos do Chinês
A mítica banda de hip-hop que ficou conhecida com o tema ‘Rolling na Reboleira’ (2009) é uma das grandes surpresas do programa nacional do NOS Alive. Com influências do português, guitarra, cultura do Reino Unido (grime e bass) e o poder do crioulo, regressam após quase quinze anos de hiato.
WTF Clubbing | 18:15

©Macacos do Chinês
©Macacos do Chinês

Capicua
Referência incontornável da música portuguesa, Capicua é conhecida pelas suas músicas com letras emotivas, feministas e políticas. A cantora do Porto vem ao NOS Alive mostrar os temas do seu novo álbum ‘Um Gelado Antes do Fim do Mundo’, onde estão ‘Chiaroscuro’, ‘Estrela da Tarde’ e o mais recente single, ‘Meia Romã’.
WTF Clubbing | 21:15

Mallina
Estreou-se em 2023 com o EP ‘Espelho’, dominado por um pop experimental e emotivo. Desde então, tem criado uma sonoridade onde funde o urbano, o fado, o sul, o latino e o dance. A algarvia Mallina Aborda temas como body positivity e feminismo; o seu mais recente trabalho ‘Menina da Lágrima’, onde nos leva às suas raízes.
Palco Coreto | 20:30

©Mallina
©Mallina

Herlander
Herlander é cantor, compositor e produtor lisboeta que mistura trap, kizomba e R&B com atitude antipop. Influenciado por Stevie Wonder e Tina Turner, estreou-se com o EP ’99’ em 2018. Conhecido pelas actuações intensas, tem vindo a amadurecer o som em temas que desafiam convenções; o mais recente é ‘Deixa-me em Paz’.
Palco Coreto | 00:25


12 de JULHO

Luis Severo
O tranquilo Luís Severo é conhecido pela escrita lírica e intimista. Estreou-se em 2015 com o álbum ‘Cara d’Anjo’ e, desde então, já lançou mais três discos: ‘Luís Severo’ (2017), ‘O Sol Voltou’ (2019 – gravado e produzido por si). Em 2023, lançou ‘Cedo ou Tarde’, onde explora temas de esperança e maturidade política.
Palco Coreto | 18:35

©Luis Severo
©Luis Severo

Bombazine
Esta banda de indie pop/rock foi formada em 2022 por cinco amigos: Filipe Andrade, Manuel Figueiredo, Manuel Granate, Manuel Protásio e Vasco Granate. Após o EP ‘Grã-Matina’ (2023), lançaram ‘Samba Celta’ em 2024; este ano, participaram no Festival da Canção.
Palco Coreto | 21:35

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].