Se está a pensar que lançar tijolos com um sistema igual ao da LEGO é infringir uma patente, desengane-se. Na Primavera ficam disponíveis as primeiras ameaças sérias à marca dinamarquesa.
A LEGO é uma das marcas de brinquedos cuja “matéria-prima” é a mais imitada, seja pela via legal ou ilegal. Aqui, há uma coisa a explicar: qualquer empresa pode criar blocos de construção com o mesmo sistema de encaixe, ou seja, compatíveis com os da LEGO. A patente que protegia isto acabou em 1978.
O que não pode acontecer é outra empresa criar uma construção igual às desenvolvidas pelo designers LEGO, dado que cada set é propriedade da insígnia dinamarquesa. É por isso que a chinesa Lepin, que criava imitações de construções LEGO, foi processada e obrigada a parar com a produção, há alguns anos.
Neste caso, o que a Mattel promete é uma «nova marca na categoria de conjuntos de construção» com um sistema que, muito provavelmente será compatível com o da LEGO. Pelo menos, nas únicas duas imagens tornadas públicas deste novo brinquedo, o aspecto das peças é muito parecido, praticamente decalcado dos “tijolos” dinamarqueses.
Em comunicado, a Mattel explica o objectivo da Brick Shop: «Foi concebida para perturbar o status quo e alterar as regras com características, materiais e técnicas inovadoras que inspiram os os construtores a experimentar algo novo». Contudo, as promessas da Mattel parecem “encaixar-se” nas que a LEGO também promete.
«Colocando o construtor no centro de cada experiência, a Mattel Brick Shop fornece um encaixe de tijolos de qualidade, manuais fáceis de seguir, construções robustas e criatividade infinita para expandir a imaginação do construtor». Aqui, o que pode fazer a diferença será o preço, uma vez que alguns sets LEGO tem um preço mais elevado.
«O objectivo da Mattel Brick Shop é oferecer valor em cada produto, incluindo mais características surpreendentes, mais oportunidades pós-construção, como a personalização, e maior número de peças, tudo a um preço competitivo». A marca dos EUA ainda não revelou, contudo, se vai contar com parcerias como as que a LEGO tem e que acabam também por ditar o sucesso da marca dinamarquesa, como a Disney, além das que permitem ter sets inspirados em filmes como os da saga Harry Potter, Jurassic Park, Indiana Jones ou Senhor dos Anéis.
Contudo, alguns dois primeiros sets a serem lançados podem ser inspirados na Barbie ou nos Hotwheels, duas das principais IP da Mattel, e que podem ser colocados no mercado sem que haja negociações com terceiros. Destas, uma possível colecção ‘Brick Shop Barbie’ podia tornar-se essencial para lançar, com sucesso, esta nova gama de brinquedos
Para já, sabe-se apenas que a Mattel Brick Shop vai abrir em Maio, com a promessa de haver «conjuntos de construção a serem lançados nos próximos anos»