EX30 sai da caixa: o novo mini SUV da Volvo já pode ser encomendado, mas só chega em 2024

A autonomia do Volvo EX30 chega aos 480 quilómetros e há três motorizações: Twin Motor Performance, Single Motor Extended Range e Single Motor.

A Volvo mostrou hoje, de forma oficial, o EX30, o irmão mais pequeno do EX90. Este SUV compacto começa a ser produzido nas próximas semanas e vai demorar quase um ano a chegar ao País.

O SUV mais pequeno de sempre da Volvo está oficialmente apresentado: o EX30 é, também, o mais rápido da marca sueca a chegar dos 0 aos 100 km/h: 3,6 segundos. Há vários detalhes que já se conheciam e hoje a Volvo revelou-os todos: um deles é uma cor que se estreia no catálogo da marca sueca, o amarelo.

Segundo os designers da Volvo, esta cor – que recebe o nome Moss Yellow (amarelo musgo) – foi inspirada nos «líquenes que crescem nas rochas ao longo da costa oeste sueca», disse T. Jon Mayer, head of exterior design.

©Volvo
©Volvo | O EX30 vai ter uma versão Cross Country que só deve chegar no final de 2024.

Em relação a tecnologias, destacam-se duas: uma de «porta inteligente» que detecta bicicletas ou outros veículos que se possam aproximar pelo lado do condutor (e que o avisam para não a abrir) e o Park Pilot Assist, que funciona como um assistente de estacionamento, com travagem, direcção e aceleração automática.

A autonomia chega aos 480 quilómetros e há três motorizações: Twin Motor Performance, Single Motor Extended Range (com baterias de 69 kw/h) e Single Motor (51 kw/h). Para ter um carregamento dos 10 a 80%, o EX30 demora apenas «26 minutos».

O EX30 começa a ser produzido nas próximas semanas e as primeiras unidades chegam aos clientes no final de 2023; este SUV chega apenas a Portugal no primeiro trimestre de 2024, embora possa começar a ser encomendado, no site nacional da Volvo, durante esta semana.

©TRENDY Report | Volvo EX90 Caixa
©TRENDY Report | Na apresentação, que aconteceu hoje na sede da Volvo Portugal, havia pequenos modelos à escala do EX30 – uma «brincadeira», disseram os responsáveis da marca.

Os preços começam nos 37 900 euros para a versão Core (base) com Single Motor e chegam aos 52 800 euros, com o nível de equipamento Ultra (Twin Motor Performance).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].