Já com a loja do Carregado com créditos firmados, a San Paolo aproximou-se mais de Lisboa, com um novo espaço nas Colinas do Cruzeiro.
Numa zona tipicamente residencial, onde estão opções como o Dote, o Fogão Gaúcho e a Luzzo, a San Paolo promete ser uma ponte gastronómica entre Itália e o Brasil, com São Paulo como referência central. Na cidade mais populosa da América do Sul, a pizza é uma instituição.
«Os imigrantes italianos faziam as suas pizzas em casa e depois coziam-nas nos fornos das padarias de imigrantes portugueses», lembra Saulo Cardoso, sócio-gerente do restaurante, onde aconteceu um almoço para jornalistas, que serviu para dar a conhecer esta nova casa.
Na altura, houve um «português que juntou às pizzas fiambre e azeitonas; foi assim que criou aquela que é, hoje, uma das pizzas mais pedidas pelos paulistanos, a Pizza Portuguesa». Esta opção faz parte da carta da San Paolo, mas de português tem pouco, uma vez que todos os ingredientes são italianos, assume Saulo Cardoso.

No menu, há 21 opções clássicas, entre estas a crónica Margherita e as habituais Quattro Stagioni, Calabria, Tropical ou Francesa. Para quem preferir sabores mais desafiantes e contrastantes, a San Paolo tem as Ventricina (picante), Marsala (com mascarpone e vinho) ou Miele Picante.
Mas o destaque acaba por ser as quatro artesanais paulistanas: Margherita Paulistana (tomate maduro fatiado e manjericão), A Portuguesa (fiambre, ovo cozido, azeitonas, cebola e orégãos), Frango e Queijo Tipo Catupiry e a Calabresa (salsicha com o mesmo nome, cebola caramelizada e azeitonas).
Todas podem ser pedidas em dois formatos: individual (30 cm e 220 gramas de massa), com preços entre 9,50 e 14,94 euros; e familiar (40 cm e 320 gramas), aqui com valores entre 14,95 e 22,95 euros. Seis destas têm ainda versão calzone. Para beber, a nossa sugestão vai para os jarros de Bellini, um cocktail feito com vinho prosecco, a que a San Paolo junta gelados de limão, morango ou tangerina.

Para quem quiser fugir às pizzas, o restaurante tem massas, saladas e carnes, com destaque para a Parmegiana Paulista (vitela ou frango panado). Nas entradas, as sugestões são a Bruschetta San Paolo (com stracciatella e tomate confitado) ou o Stromboli (rolinhos de massa de pizza com salame picante ventriccina, mozzarella, tomate, cebola roxa caramelizada e rúcula – na foto, em cima).
O San Paolo de Odivelas fica na Avenida Reinaldo dos Santos, mesmo ao lado de outro restaurante do grupo, o Fogão Gaúcho. Para reservas, pode usar o telefone 924 117 300 ou a plataforma de marcações do site.


















