OFICIAL: D. Maria II reabre em Setembro de 2026 e vai ter um programa cultural de antecipação

Entre Janeiro a Julho, há várias apresentações paralelas que incluem, por exemplo, a peça 'Filodemo', da autoria de Pedro Penim, com estreia marcada para 27 de Março.

©Filipe Ferreira | Teatro Nacional D. Maria II
©Filipe Ferreira

Está confirmado o regresso a “cena” de uma das principais salas de espectáculos de Portugal. No Verão, o teatro recebe o programa de pré-abertura ‘Prólogo’.

Fechado para obras desde Janeiro de 2023, o D. Maria II chegou a ter a reabertura agendada para duas datas, a última destas Janeiro de 2025, mas um atraso na empreitada acabou por adiar o regresso do teatro.

Agora, a administração confirmou uma nova data: 18 de Setembro de 2026, sendo que, entre 22 de Junho e 25 de Julho, o D. Maria II já irá estar a funcionar: vai receber um «programa de pré-abertura», o ‘Prólogo’.

Este vai ser um momento para fazer «visitas guiadas» ao teatro e participar em «encontros, debates, experiências artísticas e acções de mediação». Em Agosto, como é normal, o D. Maria II encerra e volta em Setembro para a inauguração oficial.

Contudo, e para já, ainda não se sabe qual vai ser a peça que marca o regresso da actividade a esta que é uma das mais importantes salas de teatro nacionais. Neste momento, o D. Maria II apenas partilhou um programa de Janeiro a Julho, que passa por várias cidades – será a derradeira Odisseia.

Neste programa estão, por exemplo, a peça ‘Filodemo’, da autoria de Pedro Penim, com estreia marcada para 27 de Março na Sala Estúdio Valentim de Barros / Jardins do Bombarda, em Lisboa.

A programação completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].