Odisseia Nacional: Teatro Nacional D. Maria II entra em obras e lança-se numa volta a Portugal em 365 dias

Entre os destaques da programação Odisseia Nacional estão, naturalmente, peças de teatro, com produção própria do D. Maria II.

©Filipe Ferreira | Casa Portuguesa TNDMII
©Filipe Ferreira | Casa Portuguesa TNDMII

Em Janeiro, o D. Maria II fecha para obras e vai ficar assim durante um ano. Mas, para não deixar o País sem teatro, há uma programação artística que vai passar por 93 concelhos.

Durante 365 dias, o Teatro Nacional D. Maria II vai passar por várias salas portuguesas. O programa Odisseia Nacional é a resposta ao facto de o teatro ter de fechar durante um ano, para obras.

A ideia é, assim, levar vários espectáculos a vários pontos do País: ao todo, a programação artística do D. Maria II passa por «93 concelhos» (incluindo Açores e Madeira), com «peças, actividades para escolas, projectos com comunidades locais, formação e lançamentos de livros», entre outras iniciativas.

Esta Odisseia será composta por cinco programas culturais – Peças, Atos, Frutos, Cenários e Nexos – com «centenas de propostas», a que se juntam a exposição Quem És Tu? – O Teatro Nacional, a Ditadura e a Democracia.

Um dos objectivos é ser um «catalisador da vida cultural de comunidades onde há menos acesso às práticas artísticas, com particular foco no interior do País». A viagem começa no Norte (Janeiro a Março), segue depois para o Centro (Abril a Junho), Açores (Julho), Madeira (Setembro) e Alentejo/Algarve (Outubro a Dezembro).

Entre os destaques da programação Odisseia Nacional estão, naturalmente, as peças de teatro, com produção própria do D. Maria II: Casa Portuguesa (com João Lagarto e Carla Maciel, na imagem de destaque), O Misantropo e A Farsa de Inês Pereira. Aqui, cabem ainda três co-produções com as companhias LAMA Teatro, Teatro da Didascália/Teatro do Bolhão e Terceira Pessoa.

A programação completa da Odisseia Nacional do teatro, com todos os detalhes e informação de agenda, pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].