Um conde com tiques de rei: há um novo hotel pet-friendly com cowork, restaurante e rooftop em Lisboa

«Aqui, aceitamos a diferença e a diversidade. Quem chegar sem gentileza é convidado a sair, não falamos a quem não disser 'bom dia' ou 'boa tarde'».

©TRENDY Report | Conde13
©TRENDY Report

Raphael e Torsten viviam na Alemanha, visitaram Lisboa em 2019 e voltaram à capital para passar a pandemia – foi durante a quarentena que nasceu a ideia de criar uma residência sénior. Mas tudo mudou por causa de um pormenor.

É mais uma história de um casal que se apaixonou por Lisboa e decidiu ficar para criar um negócio. Neste caso, o plano até mudou a meio: «A ideia era ter uma residência sénior plus, mas não conseguimos porque o edifício que comprámos tinha elevadores», conta Raphael Schaefers, director-geral do Conde13, um dos mais recentes aparthotel da capital.

O Conde13 acabou por abrir em 2024 e, já este ano, foi a vez de inaugurar o restaurante, que surge aliado a um rooftop (onde também se podem almoçar e jantar), um pequeno espaço de cowork (sem consumos associados) e um café, com pequeno-almoço e brunch all-day.

©TRENDY Report | Conde13
©TRENDY Report

Além de ser pet-friendly, o Conde13 tem um mantra: «Respeito, inclusão, liberdade», um conceito que se personifica num enorme mural interior (foto em cima) da autoria de AfonSoul que lembra o 25 de Abril e que mostra uma mulher com vitiligo «sem nacionalidade». Esta é uma das formas de Raphael e Torsten Schaefers lembrarem o conceito do aparthotel.

«Aqui, aceitamos a diferença e a diversidade. Quem chegar sem gentileza é convidado a sair, não falamos a quem não disser ‘bom dia’ ou ‘boa tarde’. Servimos de forma igual quem vem beber um café ou um Pêra Manca», garante Raphael, que define o Conde13 como um espaço «autêntico» e uma «plataforma viva de conexão», que «sai da lógica padronizada» aplicada a vários espaços semelhantes de Lisboa.

Num edifício que parece um microcosmos social, o principal destaque é o rooftop, que dá ares de “rei” a este “conde do lifestyle”, com vista para a zona Sul de Lisboa. Aqui, são servidos cocktails e refeições, com um menu que transpira influências de várias latitudes. Entre as opções para partilhar estão, por exemplo, os generosos Tacos de Camarão ou Salmão, muito maiores que o que é habitual encontrar noutros restaurantes ou o Carpaccio de Novilho.

©TRENDY Report | Conde13
©TRENDY Report

Depois, a carta aparece dividida em pratos ‘Do Campo’, ‘Do Mar’ e ‘Sandwiches’, onde encontramos uma Picanha Master Angus, um Lombo de Bacalhau com Batatas a Murro igualmente numa dose de fazer inveja a um restaurante tradicional de cozinha portuguesa ou um Bacalhau à Brás, e uma das estrelas do menu: o Hambúrguer Conde13 (foto em cima).

Este bestseller do rooftop vem com com 200 gramas de carne Black Angus em Pão Brioche servido com batata-doce frita e chega à mesa com uma faca espetada para segurar todos os ingredientes: cheddar, bacon, cebola caramelizada, pickles, maionese, mix de folhas e tomate.

Resta dizer que “rei” do Conde13 tem um programa de Primavera/Verão que vai incluir vários DJ sets, sempre com vista para a cidade que, ao contrário da música de Sérgio Godinho, não amanhece – anoitece. Afinal, estamos na altura dos sunsets e este rooftop pode muito bem ser um dos destinos mais “quentes” da capital nos próximos meses.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].